Beatriz Marcarini

Titular da Coluna Dona Encrenca

[email protected]

  • Últimas da coluna

Normas para donos de cachorros

Confira a coluna Dona Encrenca desta quinta-feira, 27 de abril


Parceiro antigo da coluna, o Oswaldir Bittencourt, morador de Vitória, está sempre atento aos problemas da Capital. A reclamação da vez é sobre o trânsito de animais - especialmente cachorros - na orla da Praia de Camburi.

“Cães de grande porte passeiam na orla sem focinheiras, trazendo riscos aos frequentadores. Eles também tomam banho de mar e urinam na grama, onde as crianças brincam”, descreve o morador.

Morador pede mais fiscalização em relação ao trânsito de animais em Camburi
Morador pede mais fiscalização em relação ao trânsito de animais em Camburi
Foto: Arquivo

Por isso, ele pede uma campanha e fiscalização no calçadão para tentar amenizar os problemas.

Procuramos a Prefeitura de Vitória e ela disse que essas ações já acontecem. Segundo a administração o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realiza, através do Setor de Controle Animal e Equipe de Educação em Saúde, ações educativas para a Guarda Responsável de Animais de Estimação onde o trânsito seguro de animais é abordado.

A prefeitura também disse que capacitou a Guarda Municipal para a abordagem de munícipes durante o passeio com seus animais de estimação.

Legislação

Vale explicar que, em Vitória, a Lei n º 8.121, publicada em 02/06/2011, estabelece normas para a posse responsável de animais domésticos ou domesticados e dá outras orientações. Esta mesma lei anula, por exemplo, a decisão sobre o do trânsito de animais nas praias da Capital e o uso de focinheira, no caso de animais de grande porte ou agressivos.

A determinação prevista em lei é que “todo animal, ao ser conduzido em ruas e logradouros públicos, deve obrigatoriamente usar a coleira e guias adequadas ao seu tamanho e porte, além de ser conduzido por pessoas com idade e força suficiente para controlar os movimentos do animal.”

Ou seja, hoje, no município de Vitória, não existe restrição legal à circulação de animais, inclusive em praias e logradouros de concentração populacional de qualquer natureza, assim como não é obrigatório o uso de focinheira para cães em qualquer situação.

Encrencas

Calçada ou matagal?

“Minha reclamação é sobre a calçada de uma fábrica, em Novo México, Vila Velha, que está abandonada. Tem mato alto e até árvores crescendo numa calçada que é de cimento. Para piorar a situação, a calçada não segue os padrões da calçada-cidadã. Quero saber se a fábrica foi notificada e o que vai ser feito. Ela fica na Rua Rosa Amarela. Eu já relatei o problema a Prefeitura de Vila Velha e tenho até o número de protocolo.”

George Moreira, Vila Velha

- A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos respondeu que os fiscais responsáveis pela área seriam encaminhados ao local para verificação dos fatos e levantamento dos dados do proprietário do imóvel para prosseguimento das ações fiscais. Já o George nos disse que, na manhã de ontem, equipes da prefeitura estiveram no bairro e fizeram a limpeza. Ainda segundo nosso leitor, foram recolhidos cerca de quinze sacos de lixo - alguns estão na foto acima. Problema resolvido, agora é cuidar para o mato não voltar.

Sem remédio

“Eu preciso de um remédio psiquiátrico e não estou conseguindo pegar na farmácia do CAPS, em Laranjeiras, Serra. Eu estive lá na semana passada e ela estava vazia. Eu precisei pedir a parentes para comprarem o remédio, indispensável no momento.”

Ricardo, Serra

- Boa notícia: a Prefeitura da Serra garantiu que a compra de medicamentos foi finalizada e o estoque de remédios no local já está sendo reabastecido.

Ver comentários