Beatriz Marcarini

Titular da Coluna Dona Encrenca

[email protected]

  • Últimas da coluna

Terreno sem cerca virou lixão em Novo Horizonte, na Serra

Terreno vazio não significa que está liberado jogar lixo nele


Parece que a população ainda não aprendeu a descartar seus lixos e entulhos corretamente. Já perdemos as contas de quantas vezes publicamos reclamações de terrenos vazios que acabam virando grandes lixões nas cidades.

A reclamação, desta vez, veio do bairro Novo Horizonte, na Serra. Quem botou a boca no trombone foi a Neuza Barcelos. “Na Rua Rouxinol, tem um terreno que estava murado. Agora, sem a proteção, ele virou um lixão. O espaço está cheio de entulhos e sujeira”, explica a moradora da região.

Encrencamos com a Prefeitura da Serra e, diante dessa situação, o Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas disse que enviou uma equipe ao local para identificar o proprietário e providenciar a limpeza e cercar o local.

ENCRENCAS

Terreno abandonado

“Tem um terreno que está com mato alto no bairro São Diogo I, na Serra. O terreno fica na Rua Gonçalves Dias, ao lado do campo de futebol do bairro. Nós temos informação de que já teve até incidência de crimes na região, tudo por conta desse mato alto. Não sabemos se o terreno é da prefeitura ou de uma construtora. Nós ligamos para a prefeitura que diz que não sabe quem é proprietário, por isso, não pode notificar. O terreno não é de ninguém? Ou uma pessoa tem um terreno que não tem registro na prefeitura e por isso não paga IPTU? Só queremos que uma capina seja feita, pois não aguentamos mais a quantidade mosquitos no bairro, sem falar, agora, do risco de crimes acontecerem por lá.” - Morador não se identificou, Serra

Resposta: Para resolver essa situação de uma vez por todas, a Prefeitura da Serra disse que o setor responsável pela identificação do terreno abriu um processo para localizar o proprietário e verificar a situação. Sobre a capina, a prefeitura disse que a limpeza de áreas particulares é de responsabilidade do proprietário, ou seja, nesse caso, ela só pode notificar o dono do terreno. Apesar de o morador ter dito que já foram feitas reclamações junto à prefeitura, a administração afirmou que não foram identificadas queixas anteriores relativas a terrenos nesta área. Por isso, a prefeitura pede que os moradores procurem a Ouvidoria da Prefeitura da Serra para fazer uma nova denúncia formal para facilitar o encaminhamento do processo.

Cadê o respeito ao idoso?

“Quero fazer uma reclamação sobre o Posto de Saúde do bairro Santa Rita, em Vila Velha. Há quatro meses, minha mãe conseguiu ser consultada lá. Agora ela precisa fazer acompanhamento. O problema é que ela é uma senhora de 80 anos que precisa dessas consultas médicas, mas nós não estamos conseguimos marcar a ficha para consulta. Para conseguir uma ficha, nós temos que sair de casa de madrugada, mas aqui é uma região perigosa, não dá para sair de madrugada. E, se minha mãe chegar lá às 7h, quando as senhas são distribuídas, ela não consegue atendimento. No posto daqui, idosos não têm preferência. Eu acho que isso é um descaso. Eu acho anormal uma idosa ter que sair de casa de madrugada para conseguir uma consulta, de acompanhamento. Outro absurdo é não ter fila preferencial. Em qualquer outro lugar, idosos têm preferência, menos no posto de saúde de Santa de Rita. O que a prefeitura pode fazer?” - Lenadarc,Vila Velha

Resposta: Há mais de um mês, nós mandamos essa reclamação para a Prefeitura de Vila Velha que, mesmo com as nossas inúmeras cobranças, não nos deu um retorno. No posto do saúde, idoso não tem preferência enquanto na administração o silêncio impera. Para que está feio, prefeitura!

Ver comentários