Beatriz Marcarini

Titular da Coluna Dona Encrenca

[email protected]

  • Últimas da coluna

Insegurança e espera para tirar RG em Vila Velha

Para agravar o problema, a espera é em uma rua deserta e escura. Mas esse é o primeiro de uma lista de problemas. Outro situação que incomoda as pessoas é a falta de segurança


Antes de entrar no shopping, pessoas esperam horas em calçada de uma rua deserta, escura e sem proteção
Antes de entrar no shopping, pessoas esperam horas em calçada de uma rua deserta, escura e sem proteção
Foto: TV Gazeta

Quem precisa tirar carteira de identidade em Vila Velha, tem que chegar ainda de madrugada para conseguir uma senha. E, como o posto da Polícia Civil, no município fica em um shopping, quem vai ao local tem que esperar o centro comercial abrir.

Para agravar o problema, a espera é em uma rua deserta e escura. Mas esse é o primeiro de uma lista de problemas. Outro situação que incomoda as pessoas é a falta de segurança.

Antes de entrar no shopping, pessoas esperam horas em calçada de uma rua deserta, escura e sem proteção
Antes de entrar no shopping, pessoas esperam horas em calçada de uma rua deserta, escura e sem proteção
Foto: TV Gazeta

A técnica de contabilidade Dayse Portela chegou ao shopping de carro ao local, mas ficou com medo de esperar em um local tão vulnerável. Outro problema dessa lista que parece não ter fim é o número reduzido de fichas. Por isso, não é difícil encontrar na fila quem já tentou, mais de uma vez, tirar o documento de identidade.

Esse é o caso do vendedor Luiz Felipe Queiroz de Carvalho. “Tentei umas cinco vezes. Sempre, não tem ficha. Acabaram antes porque eles distribuem cedo”, explicou.

E esses problemas não são de hoje. Há, pelo menos, três meses, a TV Gazeta mostrou a dificuldade para tirar carteira de identidade em Vila Velha. O problema, porém, se prolonga a outros municípios. Em Cachoeiro, por exemplo, a espera para receber o documento passa de 30 dias.

UNIDADE MÓVEL

O delegado da Polícia Civil Danilo Bahiense reconheceu que a demanda aumentou. A boa notícia é que, segundo ele, em julho, começa um projeto chamado “Identidade Itinerante”, que vai agilizar a produção dos documentos.

“Para atender melhor a demanda, é que nós criamos a identidade itinerante. É um projeto que vai funcionar num ônibus da Polícia Civil. Vamos começar no mês de julho por Vila Velha, realizando o cadastro de 300 a 400 carteiras de identidade naquele dia”, disse.

De acordo com o delegado, por mês, são feitas cerca de 17 mil carteiras de identidade. Desse total, mais de 50% são documentos tirados pela segunda vez.

ENCRENCAS

Sinal com problema

“Dona Encrenca, eu quero reclamar sobre um dos semáforos, da BR 101, em Carapina, na Serra, em frente a um banco. Ele está quebrado há um mês, dificultando a passagem dos pedestres. Nós, moradores, já entramos em contato com a ECO 101 para a troca do aparelho, mas não conseguimos um retorno. Estamos pensando em fazer um protesto se o problema não for resolvido logo.” - Rosana, Serra

Nós também entramos em contato com a Eco101, que é a empresa responsável pela a administração da BR 101. A empresa nos garantiu que uma equipe técnica esteve no local indicado pela Rosa e não encontrou nenhum problema técnico no semáforo, nem mesmo na sinalização para pedestres. A empresa, inclusive, nos mandou as fotos publicadas acima, que mostram a faixa de pedestres e o sinal funcionando. Mesmo assim, vamos continuar acompanhando esse caso.

Semáforo pisca pisca

“Nossa reclamação é sobre o sinal que fica no Cruzamento das Avenidas José Tosi e Jones dos Santos Neves, no Centro de São Mateus, Norte do Estado. No último sábado, ele apresentou um problema, que foi resolvido. Mas, na última terça-feira, o semáforo voltou a dar defeito, com isso, o trânsito fica uma bagunça.” - Moradores de São Mateus

Trânsito não é brincadeira e todo cuidado é pouco. Por isso, em parceria com o pessoal de TV Gazeta Norte, nós fomos atrás de uma resposta. Segundo a Prefeitura de São Mateus, uma forte chuva que atingiu a cidade nesta semana fez com o que sinal parasse de funcionar. Mas, ainda segundo a administração, o problema deve ser resolvido ainda hoje. Agora, é torcer e cuidar para o problema não voltar. Vamos ficar de olho.

 

 

Ver comentários