Beatriz Marcarini

Titular da Coluna Dona Encrenca

[email protected]

  • Últimas da coluna

Rua às escuras sem prazo para receber nova rede de iluminação

Confira a coluna Dona Encrenca desta segunda-feira, 19 de junho


Há mais de um ano, a Rua Alecrim, em Novo México, está sem iluminação pública
Há mais de um ano, a Rua Alecrim, em Novo México, está sem iluminação pública
Foto: Reprodução / TV Gazeta

No bairro Novo México, as escuridão da Rua Alecrim está deixando os moradores com medo. A falta de iluminação pública está facilitando a vida de ladrões que estão cometendo crimes na região.

Há um ano, os cidadãos sofrem com esse problema. Durante a noite, só sai na rua quem realmente precisa, pois as vias estão completamente escuras.

São muitos os relatos sobre assaltos. Os moradores dizem que há mais de um mês eles protocolaram um pedido de iluminação junto à Prefeitura de Vila Velha, mas nada foi feito ainda.

E há quem preferiu deixar de trabalhar todos os dias. É o caso da vendedora Darlene Brandão. Ela tem um carrinho de cachorro quente, e passou a trabalhar menos vezes por semana por conta da escuridão.

A Prefeitura de Vila Velha foi procurada e disse que uma equipe da Secretaria de Obras esteve no local e constatou o que todo mundo já sabia: que é preciso ampliar a rede de iluminação pública.

A prefeitura disse que vai fazer a ampliação da rede, mas não disse quando isso acontecer, pois o serviço ainda está sendo licitado.

Quanto à insegurança, a Polícia Militar disse que, assim que a iluminação pública for reestabelecida, a sensação de insegurança vai diminuir. Tomara que a insegurança diminua também.

Encrencas

Problemas na avenida

Morador de Vitória reclama sobre problema na Avenida Rio Branco, em Santa Lúcia
Morador de Vitória reclama sobre problema na Avenida Rio Branco, em Santa Lúcia
Foto: Reprodução / Google Maps

“Dona Encrenca, a minha reclamação é sobre uma situação no final da Avenida Rio Branco, no sentido Avenida Leitão da Silva, em frente a um supermercado da região. O departamento de obras da Prefeitura de Vitória quebrou o canteiro central! Isso foi há mais ou menos dois anos e até hoje não foi consertado. Queremos que eles voltem para resolver o problema que eles mesmos criaram.”

Comerciante, Vitória

- Depois da reclamação do comerciante, a Secretaria Municipal de Obras e Habitação da Capital enviou técnicos ao local indicado para verificar o pedido do morador e constatou que a Prefeitura de Vitória não fez nenhuma intervenção no local nos últimos anos. Sendo assim, a secretaria informou a situação ao Governo do Estado para que acompanhe, pois a obra faz parte da ampliação da Avenida Leitão da Silva.

Cai ou não cai?

“Quero reclamar sobre um problema na Rua Laurentino Teodoro de Souza, em Soteco, Viana. Nessa rua tem um poste que está com a lâmpada pendurada arriscando cair, além disso essa lâmpada fica acesa o dia inteiro, o que é desnecessário. Gostaria que a prefeitura desse uma olhada nessa situação.”

Maria da Penha, Viana

- A promessa da Prefeitura de Viana é que uma equipe vai ao local fazer os reparos necessários. Mas não disse quando isso vai acontecer. Mesmo assim, nós vamos ficar de olho e encrencar de novo, se for necessário. A administração municipal aproveitou para dizer que investiu mais de R$ 3 milhões em iluminação pública, com a troca de lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de vapor metálico, o que garante iluminação mais eficiente nas ruas da cidade.

Sujeira na porta da creche

“Nós pais e alunos queremos divulgar a nossa reclamação. Tem muito lixo na porta do Cmei Ernestina Pessoa, que fica no Parque Moscoso, no Centro, em Vitória. Meu filho estuda lá e a situação está um caos!”.

Antonio Cosme, Vitória

Lixo na porta de creche era só o que faltava, hein! Depois da nossa encrenca, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos afirmou que esteve no local, constatou a situação e realizou um serviço de mutirão retirando todo o lixo que encontrava-se colocado indevidamente no local. A prefeitura aproveitou para pedir aos moradores que respeitem o horário de coleta do lixo em seu bairro.

Ver comentários