Beatriz Marcarini

  • Últimas da coluna

Em Cachoeiro, pontos de ônibus estão esquecidos pela prefeitura

A espera, que segundo os usuários dos coletivos, é sempre grande, fica pior porque também não há bancos. Então, as pessoas têm que ficar de pé


Sem abrigo no ponto de ônibus, passageiros usam sombra de árvore pra se protegerem
Sem abrigo no ponto de ônibus, passageiros usam sombra de árvore pra se protegerem
Foto: TV Gazeta Sul

Esperar ônibus nos pontos de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, é ficar a mercê do clima. Isso porque, na maioria das paradas não tem abrigo, por isso, os passageiros ficam expostos ao sol escaldante de Cachoeiro ou à chuva.

A espera, que segundo os usuários dos coletivos, é sempre grande, fica pior porque também não há bancos. Então, as pessoas têm que ficar de pé.

E quem é de fora da cidade, tem que contar com a colaboração dos moradores para conseguir identificar o que é ponto e ônibus e o que não é. Afinal, nem placa de sinalização tem nos locais de espera.

O problema não é exclusividade de um local, e pode ser visto ao longo das Avenidas Jerônimo Ribeiro e Costa Pereira.

E não é de hoje que a situação é alvo de reclamações. Um antigo levantamento da prefeitura indica que há cerca de 2 mil pontos de ônibus na cidade e, pelo menos, 80% estavam em condições ruins.

A situação é ruim e a resposta da prefeitura é ainda mais desanimadora. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Cidade disse que, neste mês, dá início ao processo de reorganização e viabilização dos projetos financeiro e arquitetônico.

Só depois que essa burocracia for resolvida, vai começar a reforma nos prontos de ônibus.

Seu direito

Falha na entrega gera indenização

O Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública de Barra de São Francisco condenou uma empresa de venda pela internet a indenizar em R$ 8 mil, por danos morais, um cliente do município que não recebeu o produto comprado: quatro camisetas.

A ré deve ainda ressarcir o consumidor em R$ 123,96, corrigidos, a partir da data da compra, pelo produto pago a vista, mas nunca entregue.

De acordo com a decisão, a empresa confessou a falha na entrega das camisas, sob o argumento de que a transportadora não teria localizado o endereço da requerente.

Porém, para a Justiça, a alegação é questionável, uma vez que, em se tratando de bens de pouco volume, o envio por Correios seria a opção mais sensata, oferecendo custos mais baixos.

ENCRENCAS

Sem sinalização

“Na Avenida Vitória, em Jucutuquara, tem um ponto de ônibus em frente ao Ifes, sentido praia. Mas, nesse ponto, só param os coletivos das linhas municipais. Pouco mais à frente, tem o ponto das linhas do Transcol, porém, não existe nenhuma placa informando essa diferença. Por isso, é comum ver, por exemplo, um passageiro esperando Transcol no ponto do Ifes e, quando o ônibus vem, a pessoa dá sinal e o motorista não para. Eu acredito que seria ótimo se a prefeitura colocasse uma placa informando ‘ponto exclusivo para linhas municipais’ ou ‘ponto exclusivo para Transcol’” - Anderson, Vitória

Ponto de ônibus sem sinalização especial na Avenida Vitória, em Jucutuquara, Vitória
Ponto de ônibus sem sinalização especial na Avenida Vitória, em Jucutuquara, Vitória
Foto: Reprodução Google Maps

Com essa reclamação em mãos, a Prefeitura de Vitória disse que está providenciando a instalação das placas conforme orientação do nosso leitor. A administração aproveitou, também, para agradecer a participação do cidadão e orienta que essas e outras sugestões também podem ser encaminhadas diretamente à Secretaria por meio do Fala Vitória 156. Valeu a dica, Anderson! Os passageiros do Transcol e das linhas municipais agradecem.

Vazamento de esgoto

“Eu não aguento mais esgoto vazando na porta do meu comércio! E esse é um problema na Rua Piauí, em Itanguá, Cariacica, que persiste há três semanas. O povo todo da rua já se queixou, mas nada muda. Eu tenho um bar, ao lado tem um quilão e os dois têm que ficar fechados. Já fizemos contato com a prefeitura há uma semana e nada! Até as crianças do bairro estão prejudicadas por conta desse vazamento” - Moradores, Cariacica

Mais de um morador nos procurou para reclamar desse piscinão de esgoto que virou a Rua Piauí. Nós, então, mandamos essa reclamação para a Cesan e para a Prefeitura de Cariacica. De cara, a Cesan disse que não há rede esgoto no bairro, então, não cabe a ela resolver o problema. Assim, cobramos a responsável - a prefeitura. Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura afirmou que a previsão é que uma equipe técnica resolva esse problema, mas só amanhã! Enquanto isso, os moradores continuam no mar de esgoto. Mas, nós anotamos a promessa no nosso calendário e vamos cobrar a solução!

Apesar de não ter rede de esgoto no bairro, a Cesan aproveitou para dizer que a universalização do esgotamento sanitário em Cariacica está com os estudos e projetos em estágio avançado, devendo ser concluídos nos próximos meses pela Companhia. Mas, após esta etapa, ainda há um período de espera para contratação da empresa que vai executar o serviço por meio de Parceria Público Privada.

 

 

Ver comentários