Leonel Ximenes

[email protected]

  • Últimas da coluna

CPI dos Maus-tratos vem ao ES nos próximos dias

Confira a coluna Victor Hugo desta segunda-feira, 23 de outubro


Foto: Carlos Alberto Silva

Presidida pelo senador Magno Malta (PR-ES), a CPI dos Maus-tratos fará uma audiência pública no Espírito Santo nos próximos dias. Na segunda audiência do colegiado, em Brasília, o delegado Lorenzo Pazolini, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, apresentou um quadro caótico do Espírito Santo.

Chocante

Pazolini revelou o alto índice de pedófilos e abusadores de crianças que estão presos, e citou casos emblemáticos cujos envolvidos serão ouvidos no Estado, em data a ser definida nesta quarta-feira. Um dos casos mais chocantes foi o de um professor de uma escolinha de futebol que abusou de várias crianças.

2018 vem aí

Aliás, sobre a vinda da CPI ao ES, a jornalista Sonia Racy, sábado, no “Estadão”, sugere que isso seja mais um movimento eleitoral de Malta para 2018. “Colegas dizem que ele segue o mesmo roteiro midiático que adotou na CPI da Pedofilia, de 2009 – outro ano imediatamente anterior às eleições”, escreve a colunista.

Desmobilização

A notícia da prescrição do processo do padre Gabriel Maire, assassinado há 28 anos, pegou de surpresa os poucos militantes dos direitos humanos no Estado. Em épocas nem tão remotas assim, a reação seria imediata e forte.

País da impunidade

Aliás, esse caso só vem reforçar a marca da impunidade que o Brasil tem lá fora, principalmente na Europa. A prescrição do processo do padre Gabriel desgasta o país na França; a não extradição do terrorista Cesare Battisti deixa a gente muito mal na Itália.

Efeito Orloff

Do prefeito Sérgio Meneguelli ao deputado Lelo Coimbra, em Brasília, reclamando da pressão da oposição: “Agora eu sei como é dura a vida de prefeito. Guerino Balestrassi e Leonardo Deptulski (ex-prefeitos) estão fazendo comigo o que fiz com eles quando fui vereador”.

Ficaram na parede

Do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), sábado, em Vitória, onde participou de um encontro partidário: “Continuo Brizolista e admirador do Che [Guevara]. Porém as ideias deles não se encaixam mais no mundo globalizado de hoje”.

“Se achegando”

Foto: Divulgação

De namoro com o PPS e provável candidato a deputado federal, o deputado estadual Da Vitória (PDT) esteve no encontro com o senador do Distrito Federal.

Atraso de vida

De um leitor, frustrado e surpreso: “Eu pensei que a Justiça fosse mandar a Eco101 duplicar a rodovia, mas mandou instalar mais radares”.

De mudança

A Prefeitura de Vila Velha rescindiu o contrato de aluguel com o imóvel onde estava instalado o Grupo de Operações Táticas da Polícia Civil. O GOT agora vai ocupar, provisoriamente, o prédio do Detran na Reta da Penha.

Oh, Minas Gerais...

Estão paralisadas as negociações em torno da definição das divisas entre os Estados do Espírito Santo e de Minas Gerais. O Idaf-ES está esperando o governo mineiro (do PT) “discutir politicamente” a questão. Ou seja, vai continuar tudo parado.

Deu onda

O marqueteiro Jorge Arapiraca posa no Face com uma prancha de body e avisa: “Começa a temporada”. Talvez esteja treinando para ensinar os políticos capixabas a surfarem a onda de popularidade nas eleições 2018. Se essa onda aparecer, é claro.

Alô, Nuzman!

Se fosse realizada a Olimpíada da Impunidade, o Brasil teria quantas medalhas de ouro?

Ver comentários