Victor Hugo

  • Últimas da coluna

Estado terá seu segundo observatório astronômico

Confira a coluna Victor Hugo deste domingo, 22 de outubro


Data:13/10/2017 - Marcela Grasselli Batitucci,  a bela de domingo. - Editoria: Opinião - Foto: Wanderson Lopes  - GZ
Data:13/10/2017 - Marcela Grasselli Batitucci, a bela de domingo. - Editoria: Opinião - Foto: Wanderson Lopes - GZ
Foto: Wanderson Lopes

O segundo observatório de Astronomia será construído no ano que vem no Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo. No local, serão instalados telescópios pequenos, para estudos, e de porte médio, para atividades de pesquisa. A base astronômica, cuja cúpula será aberta para observações, também terá equipamentos periféricos (medem a intensidade de luz) e espectrógrafos, o equipamento que faz o registro fotográfico de um espectro luminoso.

A parceria

O projeto do observatório foi acertado entre o Iema, a Ufes (que já tem um no campus de Goiabeiras) e o Ifes. Ele estará disponível para estudantes, pesquisadores, observadores e a comunidade.

Instinto paternal

Dramático, o vereador Osvaldo Maturano discursava dizendo que perdeu o pai aos 2 anos de idade quando foi interrompido pelo presidente da Câmara de Vila Velha, Ivan Carlini: “Não tem problema, eu te adotei, agora sou seu pai”.

Ficou no passado

Palco de grandes eventos esportivos e show memoráveis de artistas nacionais, o Ginásio Dom Bosco está servindo parcialmente como depósito de materiais velhos. O piso da quadra está destruído.

Descapixabices

Os senadores representam os Estados, mas o Espírito Santo não terá nenhum senador capixaba. Magno Malta é baiano e Rose de Freitas é mineira, conterrânea de Sérgio Rogério de Castro, que vai assumir no lugar de Ricardo Ferraço.

Alto nível

Dia desses, um Camaro foi visto na Terceira Ponte anunciando atrações de um circo em Vitória.

Não colou

Fora o pai, Ferração, não se encontra ninguém que apoie a atitude de Ricardo Ferraço (PSDB) de se licenciar do mandato. Mesmo gente muito próxima e amiga do senador. O que mais se ouve é: “Foi um tiro no pé”.

Na contramão

A Prefeitura de Paris anunciou que daqui a pouco mais de 12 anos (2030), vai ser proibida a circulação de carros movidos a gasolina na cidade. Para os de óleo diesel, a restrição já está prevista para 2024. Enquanto isso, em Terra brasilis, estamos frenéticos em busca do petróleo.

Ele merece!

Juarez Campos será comendador. O chef mais conceituado do Estado vai receber do governador Hartung a Comenda Jerônimo Monteiro, a maior honraria do ES. O maestro Helder Trefzger recebeu recentemente a mesma comenda.

Quase Veneza

Da janela, uma garotinha de uns cinco anos exclama:

– Mãe, a rua está alagada!

– Nós moramos em Vila Velha, filha. A menina olha pra mãe e vibra:

– Uhuuu!

Bonita a inocência de uma criança, né?

Reaja, Jarbas!

Os cardeais do PSDB filiaram Octaciano Neto e não falaram nada com Jarbas de Assis, presidente estadual do partido; o PSDB de Vitória se reuniu às escondidas, reviu sua própria decisão de recusar Octaciano e não falou nada com Jarbas; o senador Ricardo Ferraço anunciou que vai se licenciar do mandato e não falou nada com Jarbas. Pode isso, Jarbas?

Aviso

A coluna apurou que não ficarão restritas a soldados as punições decorrentes do movimento da PM em fevereiro. Oficiais não serão poupados. E não vai demorar.

Muito pra pouco

Otto Baptista, presidente do Sindicato dos Médicos, está atacando a bancada federal. Disse publicamente que temos cinco médicos deputados, mas eles não lutam pela categoria.

Tirou, plantou

No processo de licenciamento da obra do Aeroporto de Vitória, o Idaf autorizou a “supressão de vegetação” (também conhecida por desmatamento) de 17,29 hectares de área e determinou a compensação de 44,4 hectares distribuídos da seguinte forma: 15,5 ha em Aracruz, 16,8 ha na orla de Vitória e 12,1 ha no aeroporto.

Alô, contribuintes!

Será que a gente, por estar insatisfeito com os rumos do país, pode pedir uma licença e não pagar impostos no período?

Ver comentários