• Últimas da coluna

Pressão popular fez Assembleia desistir de homenagear Lula

Centro de Vitória, 1h45 da madrugada de ontem, chovendo, e um gari da prefeitura cumpre sua obrigação com todo cuidado e responsabilidade. Viva o trabalhador brasileiro! Viva!


Protesto solitário, nesta terça-feira (21) de manhã, de um usuário do estacionamento rotativo que ficou revoltado com os problemas do parquímetro na Rua Constante Sodré,  na Praia do Canto
Protesto solitário, nesta terça-feira (21) de manhã, de um usuário do estacionamento rotativo que ficou revoltado com os problemas do parquímetro na Rua Constante Sodré, na Praia do Canto
Foto: Divulgação

A pressão da opinião pública fez a Assembleia recuar na decisão de conceder o título de Cidadão Espírito-Santense e a Comenda Domingos Martins a Lula. Desde a tarde de segunda, quando o Blog Victor Hugo publicou que as honrarias seriam concedidas por iniciativa do deputado Nunes (PT), foram postadas centenas de manifestações nas redes sociais e no Blog. Os comentários foram enviados inclusive na madrugada.

Insustentável

Nesta terça-feira (21) pela manhã, diante da reação da opinião pública, o presidente da Ales, Erick Musso (PMDB), já estava determinado a sustar as homenagens. Mas antes ele ouviu deputados, assessores e conversou com o próprio Nunes a respeito do desgaste sofrido pela Assembleia.

Igualdade

“Não seria saudável para a democracia conceder homenagem a um pré-candidato à Presidência da República. Por isso a minha decisão foi por, também, de forma isonômica, vetar futuras homenagens a outros presidenciáveis”, justificou Musso à coluna.

Sem efeito

À tarde, durante a sessão ordinária, ficou decidido que o título não seria mais concedido (Lula já o havia recebido em 2009) e a outorga da maior comenda do Legislativo capixaba seria anulada.

Contrariado

Nunes saiu cuspindo cobras e lagartos e se dizia arrependido de ter acreditado nos colegas deputados.

Desafio

A propósito, Nunes falou para quem quisesse ouvir que se “meia dúzia de militantes contra Lula ajudaram a manter a decisão da Mesa, que ele colocaria, nesta quarta, 3 mil militantes na porta da Assembleia, para ver se direção da Casa reavaliaria sua decisão”.

Tudo mudou

Esta foi a primeira vez que a Assembleia recusou oficialmente a oferta de uma comenda a um homenageado. É que havia uma tradição na Casa de se aprovar todas as propostas de homenagens desse tipo. Havia.

O protesto

Teve gente, nas redes sociais, que ameaçou até a devolver a honraria por não aceitar que o presidenciável do PT, já condenado pela Justiça Federal, recebesse o mesmo tratamento.

De público

Alguns deputados, como Enivaldo dos Anjos (PSD), Da Vitória (PDT), Sérgio Majeski (PSDB) e Bruno Lamas (PSB), já haviam anunciado que votariam contra as homenagens ao petista.

Recordar é viver

A repercussão foi tão grande que até o ex-deputado Claudio Vereza postou em seu perfil nas redes sociais que Lula já era cidadão capixaba. O título foi concedido em 2009, por iniciativa do ex-deputado petista. Só que, naquela época, a homenagem ao então presidente não causou nenhuma reação.

Efeitos colaterais

O deputado Enivaldo dos Anjos ficou na bronca com Da Vitória, que na segunda-feira se manifestou publicamente contra a deferência ao ex-presidente da República. Acusou o pedetista de querer jogar a opinião pública contra os deputados.

Efeitos colaterais 2

Adversário do PT, o Movimento Brasil Livre (MBL) no Espírito Santo divulgou um vídeo em que sua coordenadora-geral, Raquel Gerde, afirma que os deputados queriam fazer o povo capixaba de “palhaço”. Até o movimento monarquista no Estado criticou a Assembleia.

Aviso

Um dos deputados mais influentes da Assembleia Legislativa diz que Lula, se condenado em segunda instância e preso, pode perder o título de cidadão do ES que recebeu em 2009.

Em família

O recém-criado Procon da Assembleia recebeu o nome de Heraldo Musso, falecido avô do presidente da Ales.

Antropofagia capixaba

O professor Francisco Aurélio Ribeiro disse que o romance “Dr. Voronoff”, que será lançado dia 12 de dezembro, foi precursor do “Manifesto Antropofágico”, e não da Semana de Arte Moderna, como foi publicado ontem na coluna.

As trevas avançam

A Companhia das Letras está sendo alvo de intensos ataques de setores da direita nas redes sociais. O motivo? É que a editora teve a “ousadia” de publicar a biografia de Karl Marx. Saudades do Renascimento...

Fúria do consumidor

A Acaps promove hoje uma palestra cujo tema é “Liderança em tempos velozes e furiosos”. Furiosos devem estar os consumidores que não podem ir aos domingos nos supermercados do Espírito Santo.

Alô, Assembleia!

Não é muito título para pouca cidadania?

 

 

Ver comentários