> >
Sem verba, Ifes só funcionará até setembro

Sem verba, Ifes só funcionará até setembro

Com o bloqueio de 38% do dinheiro para custeio, instituição não consegue se manter, diz reitor

Publicado em 3 de maio de 2019 às 11:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Instituto Federal do Espírito Santo . (GZ)

Além da Ufes, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) também foi alvo dos cortes anunciados pelo Ministério da Educação (MEC). Caso seja confirmado o contingenciamento de 38% da verba para custeio, algo em torno de R$ 24 milhões dos R$ 64 milhões programados para o ano, a instituição não consegue se manter. Pelas contas, com o dinheiro disponível só dá para funcionar até setembro.

É o que afirma o reitor do Ifes, Jadir Pela, diante do corte imposto à instituição pelo governo federal. Segundo ele, o instituto já vem fazendo ajustes em suas despesas há pelo menos três anos, reduzindo gastos com manutenção e segurança e, por isso, não tem mais de onde cortar. “Não fecharemos o ano se essa medida não for reavaliada”, ressalta.

Sem verba, Ifes só funcionará até setembro

Na área de segurança, por exemplo, Jadir conta que já reduziu postos de vigilância, retirou armamento e até deixou áreas sem o profissional, como ações de contenção de despesas.

Aspas de citação

Viemos reduzindo o que era possível para garantir o funcionamento mínimo. Estamos fazendo o nosso dever de casa e, de repente, o governo chega com um corte de 38% como se nada tivesse sido feito até o momento. Se o corte for mantido, a situação se torna insustentável. Em setembro, por aí, a gente para. Simplesmente não teremos como encerrar o ano

Jadir Pela, reitor do Ifes
Aspas de citação

Questionado sobre o que significa efetivamente parar, o reitor é enfático: “não vamos funcionar.”

Jadir Pela observa que, além do ensino propriamente dito que atende 35.664 alunos, o Ifes mantém campus agrícola, animais e uma série de outras atividades.

“Atendemos diversos públicos. Do Proeja (programa voltado à educação de jovens e adultos) ao mestrado. Formamos professores - 20% das ofertas estão no Ifes, especialmente de licenciaturas. Imagine se o Ifes não tiver condições financeiras de se manter, quantos serão afetados por esse corte do governo federal”, aponta.

Este vídeo pode te interessar

Assim como a Universidade Federal do Espírito Santo, o Ifes também vai procurar negociar uma mudança no posicionamento do MEC. Na próxima semana terá uma reunião de reitores em Brasília. Se não houver avanços na Educação, vão tentar com o ministério da Economia.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais