> >
Mortes na BR 101: carreta não tinha autorização para transportar granito

Mortes na BR 101: carreta não tinha autorização para transportar granito

Segundo a PRF, o veículo passou por adaptações para transportar esse tipo de carga

Publicado em 11 de junho de 2019 às 12:36

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Acidente com carreta na BR 101, na Serra. (Fernando Estevão)

A carreta que causou um acidente que matou três pessoas da mesma família na região de Chapada Grande, na Serra, não tinha autorização para o transporte de granito. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo até estava adaptado para o transporte, mas não regularizado junto ao Detran-ES.

Segundo o inspetor Igor Moreira, da PRF, o veículo passou por uma adaptação no reboque para poder fazer esse tipo de transporte, mas necessitaria pedir uma autorização junto ao Detran-ES para garantir que o veículo ande dentro das normas. O motorista será multado, mas o inspetor não informou exatamente o valor da multa. 

Mortes na BR 101 - Carreta não tinha autorização para transportar granito

O inspetor explicou que a criança de 11 anos que sobreviveu e está no Hospital Infantil, em estado grave, estava no banco do carona e só está vivo porque utilizava cinto de segurança. A informação é que a mãe, que estava atrás, não estava com cinto. A outra criança estava na cadeirinha.

REBITE EM CARRETA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou comprimidos de rebite - remédio utilizado para tirar o sono - dentro da carreta que provocou um acidente que matou três pessoas da mesma família na região de Chapada Grande, na BR 101, na Serra, no final da noite desta segunda-feira (10).

De acordo com a Eco101, concessionária que administra a via, e com a a PRF, o motorista da carreta fez o teste do bafômetro no local do acidente, que deu negativo. Depois ele saiu, sem autorização, com um amigo, em direção ao hospital Jayme Santos Neves, na Serra, onde ficou internado com ferimentos leves. Ele saiu do hospital e não foi localizado ainda. 

Comprimidos de rebite encontrados dentro de carreta . (Fernando Estevão )

Segundo o inspetor Davi Magnago, da PRF, o acidente foi causado por imprudência do motorista, que “provavelmente estava em alta velocidade”. O veículo, um Kia Cerato, com o casal e os dois filhos, seguia no sentido Vitória, quando a carreta, que vinha no sentido contrário, não conseguiu fazer a curva, e tombou. A pedra deslizou na pista até atingir o veículo com a família.

“O motorista da carreta não ficou no local. Pelas testemunhas, ele não havia acionado socorro algum. No mínimo, ele tinha que acionar o socorro. Ele já foi identificado e está internado no Hospital Jayme Santos Neves”, declarou Magnago.

Os comprimidos de rebite, substância utilizada por vários motoristas de carreta de forma ilegal para não dormir, estavam dentro de uma sacola na cabine do veículo. “Foi encontrado dentro da bolsa dele. Fizemos algumas perguntas no hospital e ele confirmou que era pra ele usar. É uma substância muito utilizada pelos caminhoneiros, mas é proibido porque gera danos colaterais”, pontuou.

Segundo o inspetor, o tacógrafo da carreta, equipamento que mede o tempo de uso, a distância percorrida e a velocidade em que o veículo estava no momento do acidente, foi recolhido para perícia. A investigação é feita pela PRF e pela Polícia Civil. Veja fotos do acidente: 

NOTA FISCAL IRREGULAR

A nota fiscal da carga estava irregular, com várias informações omitidas, de acordo com o inspetor Davi. “Não sabemos se era omitido, mas estava irregular”, pontuou o motorista.

RESGATE

Segundo o inspetor Davi Magnago, o resgate das vítimas do acidente foi difícil devido a situação em que ficou o Kia Cerato. Foi necessário serrar o carro para conseguir tirar os corpos e também a criança de 11 anos, que foi levada em estado grave para o Hospital Infantil, em Vitória.

“A maioria das vítimas faleceu no local mesmo. A criança foi socorrida às pressas. Foi bastante complicado. As pessoas que prestavam apoio tiveram que serrar o veículo em várias partes para oferecer o menor dano possível às vítimas”, completou.

O ACIDENTE

O acidente envolvendo o carro de passeio e uma carreta que transportava um bloco de granito deixou três mortos da mesma família. A colisão aconteceu por volta das 23h.  Apenas uma criança, de 11 anos, sobreviveu e está internada em estado grave no Hospital Infantil de Vitória. O menino teria dado entrada no hospital por volta das 2h. Informações iniciais dão conta de que a criança passou por uma cirurgia e respira com a ajuda de aparelhos.

ECO101

De acordo com o Centro de Controle Operacional (CCO) da Eco101, a ocorrência envolveu um veículo de passeio e uma carreta carregada com granito no km 246,3, em Serra, por volta das 23h.

Para atendimento da ocorrência foram imediatamente acionados recursos da concessionária (duas ambulâncias, duas viaturas de inspeção e dois guinchos), além do Corpo de Bombeiros, PRF, IML e perícia da Polícia Civil.

Ainda segundo a Eco101, três pessoas que estavam no carro morreram e uma foi atendida e encaminhada ao Hospital Infantil de Vitória. O motorista da carreta se evadiu do local.

"Como a pista é duplicada no trecho, as faixas 1 e 2 do sentido sul ficaram interditadas durante o atendimento da ocorrência e o tráfego seguiu por desvio para a faixa 1 do sentido norte para a faixa 2. O tráfego foi totalmente liberado às 4h14", finaliza a nota.

Este vídeo pode te interessar

Com informações de Iara Diniz

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais