> >
Paisagens panorâmicas de Vitória em livro do fotógrafo David Protti

Paisagens panorâmicas de Vitória em livro do fotógrafo David Protti

David lança a segunda edição do seu livro "Vitória PanorAmada", que traz imagens de diversos pontos da cidade

Publicado em 23 de julho de 2019 às 22:04

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Em 1981 o fotógrafo David Protti chegou ao Espírito Santo para ser professor na UFES e logo caiu de amores pela cidade. Sua admiração pelo local que o acolheu está refletida em “Vitória PanorAmada”, seu livro com fotografias da Capital que ganha uma segunda edição revista e atualizada que será lançada no dia 24 de julho, na Biblioteca Pública do Espírito Santo.

Dez anos depois da publicação da primeira versão, a obra ganha imagens novas e texto bilíngue (português e inglês), entre outras novidades. “A primeira edição foi feita com propósito de chamar atenção para a cidade que estava sofrendo o processo de verticalização e poluição visual. Também queria mostrar a cidade para o próprio capixaba, que muitas vezes não conhece direito Vitória”, conta. “Mas com os anos percebi que o morador se orgulha das belezas daqui e quer também mostrar para as pessoas conhecidas, enviar o livro para outras pessoas. Então, resolvi fazer algo mais descritível, para apresentar Vitória e também com o texto em inglês”, completa.


ROTEIRO

O passeio começa a partir do morro da Fonte Grande, de onde é possível ver grande parte de Vitória. Dali parte para o Porto e caminha em direção à ponta final de Camburi. Vitória é vista de diversos pontos diferentes, mostrando os cenários naturais e construções imponentes da cidade. Por fim, o percurso termina novamente na Fonte Grande já à noite. “É um roteiro histórico, pessoal e afetivo”, explica David.

Todas as imagens do livro são panorâmicas, o que acabou virando referência para o título da obra, “Vitória PanorAmada”. Diferente da primeira versão, na nova edição as fotografias ocupam páginas inteiras, chamando mais atenção aos detalhes.

“Aqui tem muitos morros, a vista predileta para uma foto panorâmica, que pode ser feita em qualquer lugar, mas se adequa mais a alturas. O morro te dá uma vista muito mais agradável, onde é possível espalhar o olhar. A panorâmica te dá a ilusão do cinema, ela te dá mais espaço e pede mais tempo pra desapressar o olhar. Quando cheguei aqui, eu vi que Vitória tem uma geografia toda acidentada, o olhar não é linear, tem altos e baixos”, diz o fotógrafo.

Entre morros, ilhas, mar, vegetação e instalações históricas e artísticas, David revela lugares que dão identidade para a cidade e formam a memória coletiva de moradores e visitantes, que vivenciam diariamente experiências nesses locais.

“Você tem que ressignificar essa identidade de tempos em tempos. A cidade está em constante mudança, mas é preciso criar medidas preservacionistas dos monumentos sem querer interromper o processo de crescimento do local. Esses monumentos têm referência estética e também são referências geográficas. Existe também a referência histórica, como o Penedo de Vitória, que guarda muitas histórias de invasões. E a referência simbólica, ainda mais abrangente”, reflete David.

O fotógrafo contou com o apoio de moradores que abriram suas casas, condomínios e empresas para ele conseguir os melhores ângulos. Foram três anos para registrar tudo através das suas lentes. Para o resultado final de algumas fotografias foram necessários, em alguns casos, 150 cliques. Ele poderia usar um drone, mas preferiu seguir o modo tradicional.

“Ainda tem o trabalho de montagem, de juntar as imagens como um artesão digital. Eu poderia usar o drone, que está na moda, mas se é um livro voltado para o visitante, as fotos precisavam ser feitas de lugares tangíveis. O drone é legal mas cria uma coisa muito fora da realidade, fica aquém das possibilidades das pessoas. E fazer panorâmica não é fácil, não é como pegar o celular e fazer, o que é muito mais rápido, mas não é possível ampliar, você tem limitações de acabamentos, regulagem de luz... um dia vamos chegar lá, aí vai ser bom”, brinca.

Vitória PanorAmada. (David Protti)

 

VITÓRIA PANORAMADA

David Protti. 2ª edição. 112 páginas. Quanto: R$ 40 (no evento).

Lançamento no dia 24 de julho, às 19h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo (Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória).

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais