Charles, príncipe há 50 anos, visitou o Espírito Santo há 28 anos
Principado de Charles, o príncipe de Gales, completa 50 anos em 2019
Charles Philip Arthur George Windsor , de 70 anos, é o herdeiro que mais ocupa a mesma posição na história do trono britânico e a segunda pessoa mais velha a ser o primeiro na linha de sucessão. Filho mais velho da rainha Isabel II e de Philip, Duque de Edimburgo , ele tornou-se príncipe de Gales em 1958, mas a investidura só ocorreu em 1º de julho de 1969. Neste ano, ele completa cinco décadas à frente do título.
> Funcionária do Aeroporto de Vitória detalha como foi receber príncipe Charles no Espírito Santo
Príncipe Charles se casou pela primeira vez com Diana Spencer , a eterna princesa Diana . Na ocasião do casamento, em 29 de julho de 1981, todos os chefes de Estado da Europa, exceto o rei Juan Carlos I , da Espanha , estavam presentes e o enlace foi dos mais prestigiados da história. Anos depois da morte da plebeia, o príncipe Charles de Gales selou a união com Camilla Parker-Bowles , em Windsor .
PRÍNCIPE CHARLES NO ESPÍRITO SANTO
Há 28 anos o monarca deu o ar da graça em Aracruz , no Espírito Santo , para conhecer a cidade e as instalações da então Aracruz Celulose. No dia 25 de abril de 1991, a edição impressa de A GAZETA noticiou a vinda do príncipe e detalhou o que Charles faria aqui.
"Charles conhecerá o Centro de Pesquisas Florestais da empresa e verá o processo de produção de celulose. Ontem, em São Paulo, ele aconselhou empresários a usarem criatividade para a solução de problemas sociais e ambientais para não se transformarem em ilhas de riquezas imersas em mares de pobreza. Anteontem, o jantar de gala no Itamaraty transformou-se no maior acontecimento social de Brasília nos últimos anos", trouxe A GAZETA , na capa da edição do dia.
No dia seguinte, dia 26 de abril de 1991, o jornal abordou os efeitos da visita real ao Estado: "Visita de Charles provoca protestos e suspiros" era a manchete da notícia que falou sobre a visita do príncipe de Gales a Aracruz. O exemplar foi estampado com uma foto do monarca inglês plantando uma muda de pau-brasil em uma área da Aracruz Celulose.
A ÁRVORE GENEALÓGICA DA FAMÍLIA REAL BRITÂNICA
O nascimento de Archie, primeiro filho de Meghan Markle e príncipe Harry, causou frisson entre os fãs da coroa britânica e nos bastidores das celebridades.
Assim que nasceu, a criança já foi reconhecida como o sétimo na sucessão do trono e, por esse motivo, especula-se que ele jamais será rei da Inglaterra. Mas, um detalhe chama a atenção: o bebê ainda não tem nenhum título.
Isso porque na realeza britânica quem dá - ou não - os títulos de nobreza é a rainha Elizabeth II e por enquanto a monarca não manifestou quaisquer vontades de presentear o bisneto com algum ducado, por exemplo.
O Gazeta Online decidiu prepara uma árvore genealógica da família real britânica para que você entenda quem é quem na coroa. Na relação, também vai poder conferir os nobres que não possuem títulos. Mesmo sendo da realeza, alguns dos integrantes da família não foram agraciados com títulos. Veja:
Casada com o duque de Edimburgo, Phillip, rainha Elizabeth II teve quatro filhos, sendo: Charles, Anne, Andrew e Edward.
CHARLES, PRÍNCIPE DE GALES
Foi o monarca que visitou o Espírito Santo. Casou-se com a princesa Diana e, com ela, teve príncipe William e príncipe Harry.
William casou-se com Kate Middleton e, com ela, teve príncipe George, princesa Charlotte e príncipe Louis.
Já Harry casou-se com Meghan Markle e, com ela, teve o príncipe Archie - até agora.
ANNE, A PRINCESA
Anne casou-se com Mark Phillips. Do relacionamento, deu à luz a Peter Phillips e Zara Tindall.
Peter casou-se com Autumn e com ela teve Savannah e Isla.
Já Zara se casou com Mike Tindall e os dois tiveram Mia Grace e Lena Elizabeth.
ANDREW, O DUQUE DE YORK
O duque de York, Andrew, casou-se com Sarah, que se tornou duquesa de York. Com ela, teve Beatrice, a princesa de York, e Eugenie, também princesa de York. Elas ainda não se casaram.
ANDREW, O CONDE DE WESSEX
O conde de Wessex, Andrew, casou-se com Sophie, que então se tornou condessa de Wessex. Com ela, teve Louise Windsor e James, o visconde de Severn. Os primogênitos ainda não se casaram.