Gazeta Online

Notícia

Do espaço, astronauta fotografa furacão que se aproxima do Havaí

Ciclone de categoria 4 deve atingir Honolulu na noite de sexta-feira

O furacão visto da Estação Espacial Internacional
Foto: Divulgação/Ricky Arnold

Enquanto a população em terra se prepara, do espaço, satélites e astronautas acompanham a aproximação do Furacão Lane do Havaí. Na quarta-feira, o governador do arquipélago, David Ige, declarou estado de emergência após a previsão de que o ciclone de categoria 4 deve tocar o solo nos próximos dias. A bordo da Estação Espacial Internacional, Ricky Arnold tirou fotografias impressionantes que dão dimensão à força dos ventos.

“A tripulação da Estação Espacial manda muito aloha para todos”, escreveu Arnold, no Twitter.

> Terra corre risco de entrar em efeito estufa irreversível 

De acordo com os últimos números do Centro Nacional de Furacões, o Lane tem ventos de até 235 km/h. A previsão é que ele atinja a capital Honolulu na noite de sexta-feira, mas as chuvas e os ventos fortes já atingem o arquipélago. Por esse motivo, Ige determinou que todos os escritórios do governo ficarão fechados até sexta-feira e pediu que a população se prepare.

— Apenas gostaria de lembrar a todos que armazenem alimentos, água e recursos para 14 dias — disse o governador, em coletiva de imprensa na quarta-feira.

Ainda não é possível prever se o olho do furacão irá atingir alguma das 19 ilhas, mas meteorologistas alertam que mesmo que o centro da tormenta passe ao largo, fortes ventos e chuvas castigarão a região. Por causa da previsão de alagamentos, o governador pediu que a população evite sair de casa.

— Nós pedimos que as pessoas usem o bom senso.

Além dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional, o furacão é acompanhado por uma rede de satélites de agências americanas.

No ad for you
Outbrain