Gazeta Online

Notícia

Golpe no WhatsApp promete cupons de promoção para app iFood

Já foram identificados 86 mil ciberataques pelo laboratório de segurança da startup brasileira PSafe só nas últimas 48 horas

Mensagem fraudulenta no aplicativo Whatsapp oferece cupons de R$ 100 no iFood
Foto: Reprodução Ifood

Um novo golpe está circulando no WhatsApp: uma mensagem fraudulenta oferece cupons de R$ 100 para serem utilizados no aplicativo de delivery iFood, afirmando que a promoção faz parte de uma comemoração de aniversário da empresa. O iFood disse que a promoção não existe, ou seja: não clique no link. Quem clicar está colocando sua segurança digital em risco.

De acordo com o laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, já foram identificados 86 mil ciberataques nas últimas 48 horas – afinal, a proposta do suposto prêmio é bem tentadora.

Os usuários que clicam no link acessam uma página que têm uma pesquisa que pergunta se ele conhece o funcionamento do iFood, se ele possui o aplicativo instalado no seu smartphone, e se ele Indicaria o iFood para amigos e familiares.

Depois disso, uma página pede para o usuário compartilhar a promoção com todos os amigos ou grupos de WhatsApp para poder receber o cupom de desconto – uma forma de os cibercriminosos disseminarem a isca.

Em nota enviada à imprensa, o iFood reforçou que os únicos canais de comunicação oficiais com os clientes são por meio da plataforma, por e-mails, pelo site oficial e pelo WhatsApp Business, a versão para empresas do aplicativo de mensagens. O aplicativo também alertou que todas as mensagens que ele envia são identificadas com o selo verde de conta verificada nas informações de contato.

No ad for you