Gazeta Online

Notícia

Aposte na iluminação certa para valorizar a sua casa

Com seu jogo de luz e sombras, a iluminação tem o poder de deixar um espaço mais acolhedor ou mais frio, escondendo ou destacando elementos da decoração

Na sala de Vivian Coser, pendentes com conceito minimalista garantem sofisticação
Foto: Divulgação

Com seu jogo de luz e sombras, a iluminação tem o poder de deixar um espaço mais acolhedor ou mais frio, escondendo ou destacando elementos da decoração.

A arquiteta Vivian Coser usou, nas paredes de um living, plafons para destacar a obra de arte, além de fitas de LED nos nichos e aparador. Outro destaque é o pendente de mesa, que permite uma luz pontual na sala de jantar e traz um conceito minimalista.

Ela alerta que a altura da peça deve ser observada. “Se posicionar muito baixo, pode atrapalhar a visão dos que estão à mesa. Já muito alta, a luz pode dissipar e perder o efeito desejado. Se o tampo da mesa for em vidro, é necessário uma luminária com difusor para evitar problemas com o reflexo”.

A arquiteta Ximene Villar projetou uma sala de estar com pendentes que lembram telhados dos templos chineses.“O uso de luminárias é ideal para cantos, como os da sala de estar, sobre mesas laterais, e perto da cama. Nesse caso, vale apostar na iluminação quente, pois proporciona aconchego”.

>Os tapetes também podem ser protagonistas na decoração

Já a arquitetaNajla El Aouar elaborou uma sala de banho com iluminação trabalhada de forma indireta, funcional e cênica. Para isso, foram usadas fitas de LED em recortes no gesso, arandelas nas laterais do espelho e fibra ótica no teto, dando um efeito de céu estrelado e resultado mais relaxante. “A iluminação indireta permite mais aconchego ao espaço. Quando é direta, facilita atividades como se barbear ou maquiar”, ensina.

No ad for you