Gazeta Online

Notícia

Eleições 2018: veja os nomes mais curiosos de candidatos no ES

Em 2018, a lista dos candidatos a deputado estadual e federal pelo Espírito Santo que adotaram apelidos nada convencionais inclui até Claudinha Leite e Agora é Nóis

Nomes curiosos sempre são comuns nas urnas, independentemente do cargo em disputa. Em 2018, a lista dos candidatos a deputado estadual e a deputado federal pelo Espírito Santo que adotaram apelidos nada convencionais é longa. O eleitor pode encontrar Abelhinha, Mosca, Papagaio, entre outros.

Abelhinha é o nome de urna de Zenilton Vicente Vasconcelos, candidato a deputado estadual pelo PSD. Morador de Guaçuí, o bancário aposentado do Banco do Brasil tenta as eleições pela segunda vez. A primeira foi para prefeito de Ibatiba, em 2012.

Candidato a deputado estadual pelo PSD Zenilton Vicente Vasconcelos, o Abelhinha - Editoria: Política - Foto: Reprodução/ TSE
Foto: Reprodução/ TSE

O apelido é por causa do Fusca que, segundo ele, fala por si só. Mas mesmo com a brincadeira com o nome de urna, Abelhinha afirma ter propostas: "A minha preocupação é com saúde, transparência, humanização do cidadão. Não adianta ter riqueza, se você não tem segurança", disse.

Fusca do candidato a deputado estadual Zenilton Vicente Vasconcelos, o Abelhinha
Foto: Acervo/Zenilton Vicente Vasconcelos

MOSCA, RATINHO, PAPAGAIO

A fauna está representada nestas eleições. É que muitos candidatos decidiram brincar com apelidos de animais em seus pedidos de registro junto à Justiça Eleitoral, que foram feitos até a última quarta-feira (15). Mosca é o nome de urna do candidato a deputado estadual Emerson Gomes Alves, do SDD. Na mesma disputa está Papagaio, do PSOL, cujo nome é Jeferson Pirola Gomes.

Papagaio é o nome de urna de Jeferson Pirola Gomes, do PSOL
Foto: Reprodução/ TRE

Rosa "Onçinha" (com cedilha mesmo) também está no rol dos apelidos curiosos. Esse é o nome de urna da candidata a deputada estadual Maria Rosa Marvila, do PMB. 

CONFIRA OUTROS NOMES CURIOSOS

Candidatos a deputado federal

Candidatos a deputado estadual

DOUTORES, PASTORES E PROFESSORES

Há também candidatos que preferem usar a profissão como forma de identificação. Nas eleições proporcionais do Estado, 39 candidatos usam o termo "doutor" ou a forma abreviada "dr." nas urnas.

Professores também não ficam de fora: são 25 com essa designação.

Na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados também estão 14 pastores e um padre.

No ad for you