Joviana Venturini

Editora-adjunta de Cidades e editora da Coluna da Fé

colunadafe@redegazeta.com.br

Tonzão, o funkeiro de Cristo

Confira os destaques da Coluna da Fé deste sábado, 4 de novembro


Foto: Divulgação
No ad for you

Depois de ganhar fama no funk como líder do grupo Os Hawaianos, Ewerton Luíz da Silva Chagas, conhecido como Tonzão, agora é conhecido como cantor evangélico. Porém, ele não abandonou o ritmo que o tornou conhecido. Continua funkeiro, mas agora é um funkeiro de Cristo.

Tonzão nasceu na Cidade de Deus (CDD) berço de grandes nomes do funk como Cidinho & Doca, Tati Quebra Barraco, Bonde do Tigrão, Bonde do Vinho e outros nomes.

Aos oito anos, começou a se interessar pela música. Sua primeira participação foi no grupo os Tchutchucos. Como era menor de idade, não pôde ficar na equipe quando assinaram contrato com a Furacão. Foi então fazer participações como ator em filmes como “Cidade dos Homens”, a “Lei e o Crime”, mas não desistiu do funk e, assim, começou os Hawaianos com amigos da Cidade de Deus.

Sempre ligado a cultura do gueto, queria, através deste ritmo, levar o cotidiano da comunidade para o mundo. A trajetória não foi fácil, sendo tratado como som de marginal, Tonzão precisou quebrar barreiras sociais.

FANA

Foi necessário, além de talento, estratégia para divulgar o trabalho que deu fama aos Hawainos. Músicas como “Passinho do Bonequinho” ganharam coreografias e foram ensinadas por Tonzão para crianças da comunidade. Duelos e outras formas de disseminar a música foram sendo realizadas.

Dessa forma, a música começou a ganhar as vielas e quadras do bairro. Foram estas crianças que levaram Regina Casé até os Hawaianos. Enquanto fazia uma matéria na CDD, a apresentadora se encantou e apadrinhou o grupo. Programas como Xuxa, Caldeirão do Huck, Eliana e, principalmente, a internet fizeram os meninos da favela ganharem o Brasil.

No auge da fama, Ewerton impulsionado pela falta de paz e satisfação pessoal optou por sair dos Hawaianos e, convertido ao Cristianismo, ele desistiu do ritmo, até que seu pastor o incentivou a usar o funk para chegar até as comunidades e, principalmente, aos jovens. Mas, as crianças foram as que mais abraçaram o som.

Tonzão tem público de todas as faixas etárias e tem milhões de acessos na internet, convites para agendas em igrejas, participações em programas de TV e rádio.

Vitória: Assembleia de Deus Rhema recebe pastor Geziel Gomes

Foto: Divulgação

A Assembleia de Deus Ministério Rhema convida a todos para uma programação especial que acontece neste domingo (5), às 18h. Na ocasião, vai acontecer a “Noite da Sabedoria”, com a presença do pastor Geziel Nunes Gomes, que veio dos Estados Unidos. Ele é autor da Bíblia para Pregadores e Líderes. “Você, que ama a Palavra de Deus e deseja aprender mais sobre as escrituras sagradas, não pode faltar. Traga sua família”, convida Marcelo Barboza, pastor da igreja.

O pastor Geziel Gomes é considerado uma das maiores autoridades em termos de Sagradas Escrituras em nosso país, segundo o pastor Marcelo. Na programação da Assembleia de Deus Ministério Rhema, ele vai falar sobre a sabedoria através da Bíblia.

O endereço da igreja é Avenida Maruípe, 582 Santa Cecília, Vitória, em frente ao Posto BR.

Notas da semana

Semana teológica

O Centro de Educação Teológica Batista do Espírito Santo, em parceria com a Convenção Batista do Estado do Espírito Santo (CBEES), promove dos dias 7 a 9 de novembro a semana de teologia. Serão três dias de plenárias ministradas pelo pastor Carlos Novaes, da Igreja Batista de Barão da Taquara, no Rio de Janeiro.

Pastor Diego Bravim: diretor dos seminários
Foto: Divulgação

O encontro acontecerá no auditório do CETEBES - polo Vitória, que fica na Rua Ferreira Coelho, número 34, Praia do Suá. O evento é gratuito e aberto ao público, como destaca o pastor Diego Bravim, diretor do seminários: “Queremos abrir as portas do seminário para toda nossa comunidade. O objetivo é tornar nosso Centro de Educação cada vez mais relevante para os Batistas Capixabas. Quem quiser estar conosco, nesses dias, será muito bem-vindo”.

A proposta do encontro é promover um debate sobre como a Reforma Protestante influenciou na consolidação dos Batistas. O tema proposto é um referência as comemorações de 500 anos da reforma promovida por Martinho Lutero.

Festejos espíritas

Novembro será de comemoração do 64º aniversário de fundação do Centro Espírita Alexandre Drumond (Cead) Colatina. Será um mês inteiro de comemoração. Todas as sextas-feiras, às 20 horas, as palestras terão um tema central “Fenelon+Cead = criança educada hoje, mundo redimido amanhã”, sempre às 2 horas. Os palestrantes do mês serão Ernandes de Oliveira Pereira, Martia Negrelli e André Pirola. Haverá ainda teatro com a equipe mediúnica. No dia 25, haverá uma confraternização. O endereço de lá é Rua Humberto de Campos, 312, bairro Operário, em Colatina.

Missa de rito romano

Acontece neste domingo (5) a missa, na forma extraordinária, do rito romano em Vitória. Será às 8h30, na Igreja de São Gonçalo, Cidade Alta, próximo ao Palácio Anchieta. O Coral da ArcelorMittal vai participar da celebração, comemorando o Dia de Todos os Santos.