Hércules: "Max é a maior força"


No ad for you

Aproveitando a janela para as trocas partidárias, o deputado estadual Hércules Silveira pode mesmo se transferir do PMDB para o PSDB. Caso isso se concretize, quem será o candidato tucano a prefeito de Vila Velha, ele ou o deputado federal e ex-prefeito da cidade Max Filho (PSDB)? Eis a pergunta necessária a partir da informação, confirmadíssima por ambos, de que Hércules foi convidado pelo próprio Max para retornar para o PSDB, partido que o hoje peemedebista ajudou a fundar em Vila Velha e ao qual esteve filiado até a eleição de 2006.

A princípio, é claro, o ninho ficaria pequeno demais para os dois pré-candidatos, e um deles teria que abrir mão de ocupar a cabeça da chapa majoritária. Sendo assim, das duas uma: ou Max Filho no fundo não pretende se candidatar novamente a prefeito de Vila Velha, cargo que exerceu de 2001 a 2008 (caso este em que emprestaria seu capital eleitoral a Hércules), ou Max até quer ser candidato, mas trabalha com a possibilidade de não ser, buscando por isso ampliar as opções do PSDB.

Um ponto, porém, é certo: se a filiação de Hércules se consumar, o movimento vai representar uma união de forças tão inesperada quanto estratégica para fazer frente a adversários como o prefeito Rodney Miranda (DEM) e o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD).

Sem fechar questão, Hércules, que preside o PMDB em Vila Velha, se anima exatamente com o argumento da união de forças e se rasga em elogios a Max, a quem vê como “a maior liderança política de Vila Velha hoje”. Derrotado por Neu cimar Fraga em 2008, Hércules não tem dúvida de que, eleitoralmente, a proximidade com Max é interessante.

“Max Filho hoje é a maior liderança política do município, e é uma promessa estadual. Como deputado federal, ele é maior do que eu. Se em 2014 eu fui o candidato a deputado estadual mais votado em Vila Velha e ele foi o candidato a deputado federal mais votado no município, com a união das nossas duas forças eu com certeza terei um futuro político melhor”, diz o peemedebista, que afirma ter sido convidado não só por Max como também pelo vice-governador César Colnago (PSDB). “Todos dois com uma proposta de eu ser o candidato do PSDB a prefeito”. E é aí que as versões começam a se distanciar.

Se é verdade o que Hércules afirma sobre o suposto compromisso do PSDB em filiá-lo para lançá-lo candidato, então isso significa que Max realmente está disposto a abdicar da cabeça da chapa. Mas o próprio Max não confirma isso. Hércules, porém, insiste em que Max não quer ser candidato a prefeito de novo.

Mas o que levaria o deputado federal, com base tão consolidada em Vila Velha (como prova sua votação para a Câmara Federal em 2014), a abdicar de uma candidatura competitiva pelo PSDB? “O projeto dele é maior. Já foi prefeito duas vezes. Pode ser senador, governador...”, arrisca Hércules.

E o que levaria o próprio Hércules a pensar em deixar o PMDB? Contraditoriamente, ele afirma estar “muito bem” hoje na sigla do governador Paulo Hartung, de quem é inarredável aliado. O deputado ressalva que não foi ele quem procurou o PSDB, e sim o contrário. “Foi uma coisa espontânea.” Ele está certo de que PH endossaria a sua eventual mudança para o PSDB, que hoje também faz parte do governo estadual.

Segundo Hércules, o que pode concorrer para sua saída do PMDB é a preocupação com o desgaste que o partido vem sofrendo em nível nacional. “O PMDB está com a imagem muito negativa perante a opinião pública, o que preocupa porque pode ser explorado por adversários na campanha”, diz o deputado. Com certeza há mais que isso.

Luciano e Ricardo

O prefeito Luciano Rezende (PPS) e o senador Ricardo Ferraço (de saída do PMDB) realmente têm se aproximado. Os dois se reúnem com frequência para discutir as eleições na Capital e foram vistos conversando até durante o carnaval.

O fator Rodney

Há um fator não referido pelo deputado Hércules Silveira que poderia explicar seu interesse em passar do PMDB para o PSDB: em recente entrevista a A GAZETA, Rodney Miranda, atual presidente estadual do DEM, mostrou interesse em migrar para o PMDB de Hércules.

Com quem ficar?

Se a transferência do prefeito se confirmar, com as bênçãos de Hartung, o PMDB também ficará pequeno demais para os dois. E, a lutar com o “intruso” Rodney pela legenda dentro do próprio partido, Hércules pode preferir dividir espaço e se acomodar com Max no PSDB.

“Incabível e impensável”

Hércules, no entanto, não quer “nem imaginar” a ida de Rodney para o PMDB. “Acho que ele não faria isso comigo porque sou o presidente do partido em Vila Velha. Ele estaria me dando uma bolacha. Rodney é muito educado, ele não faria essa falta de cortesia comigo. Só se fizerem uma intervenção no partido. Mas aí ele vai arrumar uma briga ruim comigo. Ele não vai fazer isso. É totalmente incabível e impensável.”

Porta na cara

Hércules continua: “Não sei a porta de qual PMDB está aberta para ele. Mas a do PMDB de Vila Velha não está. Pelo menos comigo não está. Enquanto eu for o presidente do partido, não estará”.