No topo da exportação de granito

Confira o perfil deste domingo com o empresário capixaba Jonas Zucchi, maior exportador de granitos do Brasil


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Texto: Benahia Figueiredo

O número um .

O empresário capixaba Jonas Zucchi, comanda há 21 anos a Granito Zucchi, que alcançou o posto de maior exportador de granitos do Brasil. "Tenho uma habilidade de não trazer pra casa os problemas do trabalho. Mas todo dia estou na empresa. O negócio de ficar à toa é uma arte, ainda não aprendi", diz
Foto: Mônica Zorzanelli

Com uma ideia inovadora de exportar chapas de granito exóticos processados e um enorme desejo de torná-la real, o empresário capixaba

Jonas Zucchi

, 63 anos, fundou a Granito Zucchi em 1995, que há oito anos ocupa a posição de maior exportadora de granitos do Brasil. O caminho até o posto mais alto do mercado não foi tão simples. Mas desistir nunca foi uma opção. “Quando iniciamos ninguém acreditava no negócio. Levamos muitos ‘nãos’, tipo bebê quando começa a mexer em tudo”, brinca. Com o foco no mercado exterior, Jonas fez as malas e rodou o mundo atrás de clientes. “Viajávamos para os Estados Unidos, pegávamos o catálogo de telefones para procurar empresas de granito e íamos atrás, sem nem falar inglês perfeitamente. Mas isso nunca foi um peso, tornava o desafio ainda maior”, conta. Em três anos a empresa deslanchou e hoje, 21 anos depois, são 250 funcionários.

Sem fronteiras

Principal produtor e o maior processador e exportador de rochas ornamentais do Brasil, o Espírito Santo sedia esta semana a 41ª edição da Vitória Stone Fair, de 16 a 19 de fevereiro. Maior feira de rochas ornamentais da América Latina, o evento atrai compradores e empresários de todo o mundo. Para esta edição, Jonas preparou um lançamento batizado de “Quartzito Toblerone”, quartzito branco com muitas linhas com movimento. “O setor precisa de uma feira anual para ter visibilidade, é muito importante”, destaca. Para lidar com diferentes culturas, é necessário ter jogo de cintura. “É preciso ser ‘poliglota’ nas vendas para o exterior. Cada público tem um comportamento diferente e seu jeito certo de ser convencido”, explica. 

Foco e esforço

Filho de dono de padaria, Jonas sempre teve vontade de ter seu próprio negócio. Aos 29 anos largou um emprego para abrir sua primeira empresa. “Quando você quer algo, não enxerga as dificuldades”, reflete. No dia a dia, o grande desafio é o treinamento industrial de mão de obra. “Empresas são pessoas. Treinar, juntar e estimular pessoas é um trabalho incessante e muito difícil. É o grande desafio da indústria nacional”, diz. Para Jonas, um dos segredos é a visão estratégica, mas sempre agindo com cautela. “Esse é um país perigoso, trabalhamos muito pouco alavancados. Se uma crise aparecer, não nos deixa à mercê”, palavra de quem está há anos na liderança do mercado nacional.

PAPO COM ZZ

1. Não saio de casa sem: celular

2. Abro um sorrisão quando: meus funcionários aparecem com uma ideia criativa

3. Viagem dos sonhos: um cruzeiro pelo Rio Nilo

4. Viagem que virou realidade: Grécia

5. A música: “Gita”, de Raul Seixas

6. O livro: “Os Sete Pilares da Sabedoria”, de Thomas Edward Lawrence

7. O filme: “Avatar”, por James Cameron

8. Festa boa tem: amigos

9. Moda é: conforto emocional

10. O lugar do ES: Peracanga, em Guarapari