Gazeta Online

Notícia

"Médico não deve ter duas agendas: privado e plano", critica leitor

Médicos e clínicas no Estado têm selecionado quem será atendido primeiro com base na forma de pagamento das consultas. Reportagem recebeu muitos relatos de internautas

Médico, consulta, saúde, hospital
Foto: Pixabay

Alguns médicos e clínicas na Grande Vitória e no interior do Estado têm selecionado quem será atendido primeiro e quem terá que esperar mais com base na forma de pagamento das consultas. Nessa corrida, aqueles que têm plano de saúde acabam ficando para trás, e a diferença de data para consulta entre quem tem convênio e quem não tem chega a quatro meses.

A reportagem que mostra esse quadro ouviu diversos relatos de pessoas que enfrentam muita demora para conseguir uma vaga com um especialista por meio de convênio . Outras preferem pagar a consulta, mesmo tendo plano, para não ter a saúde prejudicada.

No Facebook do Gazeta Online, muitos leitores se identificaram com os dramas relatados. É o caso da internauta Sirley Bellon. "Sempre foi assim. Eu mesma tenho convênio e estou pagando particular. Médicos conveniados não fazem nenhum diagnóstico", conta. 

Confira mais comentários:

Isso já acontece há muitos anos. Infelizmente, o plano de saúde paga pouco para eles, mas, a partir do momento em que eles decidem atender os pacientes pelo plano, não pode haver diferença no atendimento.

Edivandro Pianzolla

Já fiz um teste. Antes, falei o plano, a consulta iria demorar quinze dias; depois, falei que seria particular, tinha horário para o dia seguinte. Confirmei o horário, cheguei, apresentei minha carteirinha do plano e, ao ser questionada, disse que gravaria a conversa caso não fosse atendida e procuraria a Justiça. Pronto, resolvido o problema.

Margarete Miranda

O CRM nada fará porque é corporativista, mas o MPE deveria abrir uma ação sobre isso, sobre o porquê de estar sendo feita distinção entre as pessoas. O médico não deve ter duas agendas: privado e plano de saúde.

Wendel Silva

Essa notícia é ótima pra quem acha que o fim do SUS é a solução e planos de saúde são o caminho. Planos de saúde deveriam ser encarados apenas como seguro hospitalar de emergência... Não há necessidade da saúde preventiva da família ser tratado assim.

Felipe Prieto

Sou prova disso. Minha consulta com um ginecologista solicitada em maio foi marcada para outubro. Sou aposentada e pago quase 1/3 de minha aposentadoria ao plano de saúde.

Ana Rachel Lima

Dica pra galera: liga e quando perguntarem qual o plano (porque tinha isso também, alguns planos conseguiam consultas mais rápido), diz que é particular. Depois que agendar, diz que é plano...

Shirley Chisté

Como é que é mesmo o juramento que se faz no dia da formatura? Ah, tá!

Liliane Lili Ane

É verdade isso. Minha filha tem plano de saúde há mais de 21 anos. Agendamos por duas vezes um cirurgião e nas duas vezes a consulta foi cancelada. Então, resolvemos marcar juntas (eu pagando a minha). No mesmo dia fomos atendidas. Um absurdo isso!

Maria Pluma

É desse jeito mesmo! Eu marquei uma consulta para o meu filho para uma neuropediatra desde novembro para o dia 29 de maio deste ano. É mole? E não pago barato pelo plano, não.

Fabiana Silva

E desse jeito aí pra pior, pois eu só consigo atendimento médico com determinados especialistas se for pagando. Do contrário, é entrar na fila de espera. No meu caso, que tive tromboembolia pulmonar e hoje preciso ser acompanhada por diversos especialistas, é muito complicado.

Elizangela Candido

Eu já passei por isso várias vezes! Principalmente quando se trata de mamografia e ultrassom. Depois de três meses de agendamento, um dia antes de os exames saírem, me ligaram da clínica dizendo que não poderiam fazer os meus exames. Tive que pagar outra consulta para refazer os pedidos. Fiquei no preju!

Ângela Maria Freitas

Todos os órgãos sabem disso e nenhum deles faz nada! Estão iguais aos planos, só querem que mantenhamos as contas deles em dia e nada mais!

Helen Fany

Quando ocorre isso, questiono a vaga que seria para pagamento em dinheiro, mostro que a conversa foi gravada e pronto. Na marra, eles me atendem. Isso sem contar que para pagamentos em dinheiro você recebe atenção dobrada dos médicos, que o atendem com um sorriso no bolso. Vale lembrar que não são todos os médicos.

Eduardo Fernando Kleber Xavier

No ad for you