> >
Segredo para evitar algumas doenças pode estar na pia

Segredo para evitar algumas doenças pode estar na pia

As mãos são o grande "transporte" de vírus e bactérias, pois sempre a usamos para nos alimentar, coçar nariz, olhos e ouvido e sempre a levamos à boca

Publicado em 7 de maio de 2018 às 20:23

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mãos. (Reprodução/Pixabay)

Este título parece um pouco fantasioso, mas não é. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) manter o hábito de lavar as mãos pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias. Isso quer dizer que, este simples ato pode diminuir a incidência de doenças comuns como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses.

Nesta época do ano em que a umidade relativa do ar fica baixa e torna os dias quentes e as noites frias é comum as pessoas ficarem doentes. Para aquelas pessoas com mais de 60 anos o risco destas doenças é ainda maior.

As mãos são o grande “transporte” de vírus e bactérias, pois sempre a usamos para nos alimentar, coçar nariz, olhos e ouvido e sempre a levamos à boca.

A primeira dica é que as mãos devem ser lavadas não só quando estiverem sujas, mas em várias situações como: antes e depois de ir ao banheiro, antes e após as refeições, ao chegar em casa, ao preparar alimentos, após utilizar transporte público, antes e após visitar alguém doente e ao fazer curativos.

Uma informação muito importante é utilizar água e sabão e, se não for possível, higienizar as mãos com álcool gel.

Para a correta higiene das mãos é preciso:

Retirar todos os acessórios como anéis, pulseiras, relógios etc;

Aplicar o sabão de forma que cubra toda a mão;

Comece lavando a palma, esfregando uma das mãos e vice-versa;

Passe o sabão sobre os dedos, limpe os polegares as pontas dos dedos e as unhas;

Esfregue os punhos.

Este vídeo pode te interessar

Com este simples gesto você pode evitar essas desagradáveis doenças, lembrando que é preciso manter uma alimentação saudável, beber bastante água, praticar exercícios físicos e manter uma vida social ativa. Lave as mãos regularmente e viva mais e melhor.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais