> >
Número de casos de sarampo no Brasil chega a 677

Número de casos de sarampo no Brasil chega a 677

Outras 2.724 ocorrências ainda estão sendo investigadas; AM e RR lideram

Publicado em 18 de julho de 2018 às 20:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vacinação em posto de saúde. (Arquivo | Agência Brasil)

Foram confirmados, até segunda-feira, 677 casos de sarampo no Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça. Existem dois surtos: no Amazonas, com 444 casos; e em Roraima, com 216. Também foram registrados casos no Rio Grande do Sul (8), no Rio de Janeiro (7), em São Paulo (1), e em Rondônia (1).

Além disso, outras 2.724 ocorrências ainda estão sendo investigadas, a maioria delas (2.529) no Amazonas. Ainda há casos em investigação em Roraima (160), Rio de Janeiro (33) e Rio Grande do Sul (2).

De acordo com o ministério, o genótipo do vírus é igual ao que circula na Venezuela, o que levou à conclusão de que o surto foi importado. A pasta diz que está acompanhando a situação e prestando os apoios necessários aos estados.

Em 2016, a doença foi considerada erradicada em todo o país. A cobertura vacinal ideal para que não haja surtos deve ser de 95%. No entanto, a cobertura em 2017 ficou abaixo da meta, alcançando somente 83,9% na primeira dose (tríplice viral), e 71,5% na segunda dose (tetra viral).

Devem tomar a vacina crianças, adolescentes e adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. O Ministério da Saúde só não recomenda vacinação contra sarampo para quem tem mais do que 49 anos porque estima-se que 95% das pessoas nessa faixa etária já tiveram a doença na infância, portanto não correm risco de ter novamente.

Todos os indivíduos que já tomaram as duas doses da vacina contra sarampo na vida são considerados protegidos.

Este vídeo pode te interessar

O sarampo é uma infecção viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas da doença são manchas avermelhadas na pele, manchas brancas na parte interna das bochechas, febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza e perda de apetite.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais