> >
Entenda a doença que deixou o ator José Mayer internado por 30 dias

Entenda a doença que deixou o ator José Mayer internado por 30 dias

José Mayer teve complicações da granulomatose de Wegener

Publicado em 13 de agosto de 2018 às 00:35

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ator José Mayer. (Divulgação)

Uma doença respiratória rara deixou o ator José Mayer internado por 30 dias no último mês. Ele foi diagnosticado com granulomatose de Wegener, um problema grave que, se não for diagnosticado a tempo, pode levar à morte.

Trata-se de uma doença autoimune na qual o corpo começa a rejeitar os próprios vasos sanguíneos, mas acaba afetando vários órgãos, como rins, pulmões, vias aéreas.

De acordo com a reumatologista Andreza Tironi Schiffler, a granulomatose de Weneger pertence a um grupo de vasculites sistêmicas, das várias que existem e que afetam predominantemente os vasos, que se inflamam e sofrem um processo de necrose. “Tem um anticorpo que causa tudo isso em pessoas que têm predisposição a doença autoimune. A gente não sabe por que isso é desencadeado”, explica ela.

Essa inflamação, diz, pode acontecer em qualquer parte do corpo. “O paciente pode ter desde uma alteração no nervo óptico, com perda de visão, até uma alteração em um vaso sanguíneo de um vaso periférico e parar de mexer o pé”, cita Andreza.

IDENTIFICAÇÃO 

 

Por isso, nem sempre ela é fácil de ser identificada, segundo a pneumologista Karina Tavares Oliveira. “A doença geralmente começa a dar sinais pelos pulmões, com congestionamento e sangramento nasal, falta de ar, febre. O que leva muita gente a achar que é pneumonia. Só descobrem o problema porque a pessoa não melhora com os antibióticos.”

Apesar de ter sintomas pulmonares no início, a doença é multifocal. “O impacto no pulmão é muito grande. Se o paciente for de mais idade, diabético, com problema cardíaco, a situação pode se complicar mais”, diz a pneumologista.

A reumatologista destaca que uma das complicações é, por exemplo, um comprometimento dos rins que pode levar a uma insuficiência renal.

Dado esse quadro clínico tão vasto, esse diagnóstico é feito a partir de uma biópsia renal ou pulmonar, por exemplo.

As causas não são ainda tão conhecidas e a granulomatose pode acometer homens, mulheres e crianças. “É uma doença rara e crônica, que predomina em indivíduos da raça branca. A incidência é igual entre os gêneros, tanto homem quanto mulher. A idade do diagnóstico costuma ser entre 40 e 55 anos. Mas pode acometer a pessoa em qualquer idade, até mesmo crianças”, observa Andreza.

TRATAMENTO

Este vídeo pode te interessar

O tratamento é à base de imunossupressores e corticoides, e é para o resto da vida. “Mas a pessoa pode levar uma vida normal, trabalhar”, destaca Karina.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais