> >
Pesquisa aponta que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente

Pesquisa aponta que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente

De acordo com um estudo feito pela Edelman Insights, a perda de dentes é o segundo fator que mais prejudica a qualidade de vida das pessoas entre 45 e 70 anos

Publicado em 17 de agosto de 2018 às 14:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
52% dos entrevistados disseram que a perda de dentes deixou a aparência do seu rosto pior. (Reprodução/Pixabay)

A perda de dentes é o segundo fator que mais prejudica a qualidade de vida de pessoas entre 45 e 70 anos, segundo dados de uma pesquisa que ouviu 600 latino-americanos, entre eles 151 brasileiros.

O estudo Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, feito pela Edelman Insights, destaca ainda que, para 32% dos entrevistados, a perda de dentes os impede de ter um estilo de vida saudável e ativo.

De acordo com o estudo, no Brasil, 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias, sendo que uma em cada cinco delas tem entre 25 e 44 anos. A pesquisa ressalta ainda que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente e 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos.

Segundo a pesquisa, 52% dos entrevistados disseram que a perda de dentes deixou a aparência do seu rosto pior, 43% afirmaram que ela atrapalha para estabelecer um relacionamento e, para 21%, a condição lhes impediu de fazer novos amigos.

Sobre autoestima e fala, 38% dos entrevistados se sentem mais inseguros para ir a festas e eventos sociais, e 41% relataram uma dificuldade maior para pronunciar as palavras após a perda dos dentes.

Este vídeo pode te interessar

“É preciso compreender as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que perderam os dentes e ajudá-las a encontrar um bom especialista que as auxilie na escolha de uma prótese adequada, de boa qualidade. O objetivo é que os pacientes tenham acesso à informação e conheçam os melhores produtos disponíveis no mercado para confecção, fixação e limpeza da prótese”, explicou a odontogeriatra Tânia Lacerda, integrante da Câmara Técnica de Odontogeriatria do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais