> >
Exagerou na virada? Veja como lidar com excessos de fim de ano

Exagerou na virada? Veja como lidar com excessos de fim de ano

Veja como curtir o Réveillon sem se arrepender no dia seguinte

Publicado em 28 de dezembro de 2018 às 17:30

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Christiane Massote gosta de aproveitar as festas de final de ano e não se priva de nada. (Ricardo Medeiros)

Teve a festa da empresa, o amigo-x da turma, a ceia natalina em família e agora a farra da virada. Uma comilança sem fim, com direito a churrasco e rabanada. Muita cerveja, muitos drinques. Dormir? Que nada.

Fim de ano é sempre assim: muita gente acaba exagerando mesmo e deixando para se recuperar dos excessos depois. Ouvimos especialistas, que deram dicas de como curtir o Réveillon sem ter arrependimentos no dia seguinte. E como equilibrar a rotina no início do ano.

Claro que ter amigos e familiares celebrando em torno de uma mesa farta é algo irresistível. Mas primeiro reflita: você precisa mesmo enfiar o “pé na jaca”?

“Nesta época, as pessoas acabam se excedendo na alimentação e no consumo de bebidas alcoólicas. E a saúde sente o reflexo disso”, diz o médico Cristiano Cardoso.

Já há quem esteja sentindo os efeitos dos últimos dias no organismo. “É normal sentir um mal-estar, uma indisposição ou um inchaço causado pela retenção de líquidos por causa da ingestão de comidas mais pesadas, gordurosas e açucaradas, além do álcool”, ressalta o médico.

Réveillon

Nesses casos, a ordem é maneirar. “Quem já está assim, com o sistema gastrointestinal mais sobrecarregado, deve ir com calma, evitar exagerar. Pode beber no Réveillon, mas sem misturar bebidas e sem se esquecer de se alimentar enquanto bebe”, aconselha Cardoso.

A comilança também pode ser repensada. “A gente vê que o comum nessas ceias de fim de ano é a pessoa pegar um prato e ir se servindo de tudo. Mas a dica é primeiro olhar o que há na mesa e escolher o que mais gosta de comer. Não precisa entrar nessa loucura e se arrepender no dia seguinte”, observa a nutricionista Beatriz Plantickow Gaudio.

A questão, segundo ela, é comer com consciência. “Não é errado comer o doce da festa ou beber cerveja no churrasco. O problema é o exagero. Muita gente enche o prato e come tão rápido que nem tem prazer. Tem que comer com calma”.

Mas e se a pessoa “chutou o balde” mesmo, o que fazer depois? “A primeira coisa que ela pensa no dia seguinte é ficar sem comer nada. Mas o caminho não é esse, isso não vai resolver o mal-estar. Só vai gerar mais fome e ansiedade”, destaca a nutricionista.

Rotina

Após as festas, é hora de retomar a rotina mais saudável. “O ideal é acordar e já fazer uma atividade física. A pessoa já vai se sentir melhor. E ao longo do dia, optar por uma alimentação mais leve e fresca, sem industrializados”, sugere Beatriz.

Christiane Massote, coordenadora de vendas e autônoma, 38 anos, é dessas que se joga nas festas de final de ano, sem culpa. “Nessas festas, como de tudo. Estou com a boca sempre ocupada!”, admite ela, que não esconde suas preferências típicas desse período.

“Comi muito panetone, sem falar nas tortas de limão e no pavê que encomendamos na ceia natalina. No Réveillon, bebo espumante, vinho e cerveja. Mas é um pouquinho de cada. Fico bem, não chego a passar mal”, conta Christiane.

Dicas

Comilança pra quê?

Ao ver aquela mesa farta de delícias, vá com calma. Em vez de pegar o prato e ir colocando de tudo um pouco, olhe primeiro e escolha aquilo que mais gosta de comer. Isso pode ajudar você a não exagerar, comer sem pensar

Moderação no copo

Evite misturar vários tipos de bebida, principalmente as que não combinam. Cuidado com drinques que levam açúcar, que enganam e induzem a beber em grande quantidade. Não se esqueça de se hidratar, pois isso reduz a chance de embriaguez. Não fique de estômago vazio

Não se culpe

Nesta época do ano, aproveite para comemorar os momentos especiais. Mantenha uma boa relação com a comida e não se prive de saborear aquilo que mais ama

Depois, hora de se recuperar

Este vídeo pode te interessar

Exagerou nos últimos dias? Pois dê um tempo para seu organismo. Reduza a bebida alcoólica, coma comidas mais leves e menos industrializadas. Durma bem para ajudar o corpo a se recuperar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais