> >
Como manter a etiqueta quando a tosse chega?

Como manter a etiqueta quando a tosse chega?

Ao ter um acesso de tosse, o certo é se afastar das pessoas para não espalhar germes no ambiente, como "ensinou" o presidente norte-americano Donald Trump, ao pedir que um assessor, que estava tossindo, saísse da sala

Publicado em 22 de junho de 2019 às 14:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mulher tossindo. (Jevgeni Salihhov/Freepik)

Recentemente, o presidente norte-americano Donald Trump pediu a um assessor para se retirar do Salão Oval, na Casa Branca, depois que ele tossiu durante uma reunião. O episódio foi parar nas redes sociais, gerando um debate sobre "regras de etiqueta" para quem está doente.

"Se você vai tossir, por favor, saia da sala. Você não pode simplesmente tossir", disse Trump se dirigindo a Mick Mulvaney, chefe de gabinete em exercício, segundo reportagem do site BBC.

Tudo bem que Trump não é o "rei" da delicadeza. Mas muitos internautas deram razão à ele, dizendo que quem foi o mal educado nessa história foi o assessor.

Afinal, como agir durante um acesso de tosse ou de espirro? Com a chegada do inverno, quando aumentam os casos de doenças respiratórias, o debate faz sentido.

O médico Michel Assbu, comentarista da Rádio CBN Vitória, achou a atitude do presidente dos EUA razoável. "Se a pessoa está resfriada ou gripada, ao tossir, ela joga vírus e bactérias no ar e contamina quem está por perto", afirma.

Algumas regrinhas básicas podem evitar situações desagradáveis como essa. "Ao perceber que está com um quadro infeccioso, com febre, por exemplo, melhor nem sair de casa", orienta o médico.

"Se a pessoa estiver em um ambiente fechado, como no escritório ou numa sala de cinema, e tiver um acesso de tosse ou de espirro, o certo é sair do local imediatamente. É, no mínimo, educado. Até porque o barulho da tosse e do espirro incomoda, irrita os outros".

"Se uma pessoa com sarampo começar a tossir ou espirrar dentro de um avião vai contaminar todo mundo", alerta Assbu.

Se não tiver jeito, se não for possível se afastar para tossir ou espirrar, há certos cuidados para evitar ser um propagador de doenças. Se houver um lenço de papel por perto, é bom usar. 

"Mas se tossiu e tapou com as mãos, o ideal é lavar bem as mãos em seguida ou passar álcool 70%. Isto porque ela pode, depois, pegar em objetos, como uma maçaneta, e contaminar tudo. Na verdade, tem que saber tossir.  Pode ser uma tosse alérgica, e aí não é contagiosa. Mas como a pessoa ao lado vai saber? Por isso, o recomendado é dobrar o braço e tossir próximo do cotovelo", ensina o médico.

A ETIQUETA DA TOSSE

Na rua

Cubra o nariz e a boca. Se não tiver lenço, procure um local para lavar as mãos. "Tossir com etiqueta" pode evitar a disseminação de vírus como a gripe e até evitar uma epidemia

Na escola e no trabalho

No caso de doença febril com tosse, o melhor é ficar em casa, pois em escolas ou local de trabalho o contato é bem próximo. Se não for possível, use a etiqueta da tosse

À mesa

Quando a tosse aparecer, vire-se de lado, com a cabeça baixa e coloque o antebraço junto à boca. Se a tosse continuar, levante-se e vá para outro lugar. Procure beber água e espere a tosse passar

No cinema ou no teatro

Procure se sentar nas poltronas laterais das fileiras. Quando tossir, utilize a etiqueta da tosse ou saia da sala até que a crise passe

Este vídeo pode te interessar

Fonte: Secretaria de Saúde de Minas Gerais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais