> >
Veja por que vale a pena apostar nas frutas da estação

Veja por que vale a pena apostar nas frutas da estação

Quando estão na safra, elas são mais saborosas e nutritivas. Os destaques de junho e julho são abacate, cajá, morango, melão, carambola, kiwi, mexerica, laranja-lima, limão, maçã

Publicado em 2 de junho de 2019 às 00:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
É fácil encontrar mexerica à venda nas ruas da Grande Vitória, nas mãos de vendedoras como a Rose. (Fernando Madeira)

É época de mexerica. Basta reparar na quantidade de gente vendendo a fruta nos semáforos da Grande Vitória. Quem aprecia já pode aproveitar e levar um saquinho cheio delas para casa. E não vai se arrepender.

Mesmo com tanta variedade de frutas o ano inteiro, cada época específica traz aquelas que são mais coloridas, saborosas, aromáticas e nutritivas. E as vantagens não ficam só nisso: de quebra, dá para economizar na conta final da feira ou supermercado.

Comer frutas da estação significa beneficiar o seu bolso, como lembra a nutricionista Karina Gouvea. “Há uma maior oferta daquela fruta, já que se trata do período do ano em que ela melhor se desenvolve, possibilitando que os consumidores adquiram produtos com melhor valor e mais frescos.”

Mas, sobretudo, aproveitar alimentos da safra faz bem para a saúde. “O valor nutricional das frutas consumidas na sua época específica muda significativamente”, destaca o médico Wesley Schunk.

“Isso acontece porque, quando cultivados em seu período natural de safra, esses produtos captam melhor os nutrientes do solo em que são plantados”, explica ele.

“Para conseguir produzir determinadas frutas e vegetais fora de sua época, os agricultores buscam maneiras de driblar os desafios para o plantio dar certo, e muitas vezes optam por agrotóxicos ou outros compostos químicos, que acabam afetando o sabor e o valor nutricional desses alimentos. Já as frutas produzidos na sua época de origem não necessitam desse suporte”, complementa Karina.

Não quer dizer que só porque a fruta não está na safra dela que não é legal de ser consumida. “Alguns produtores orgânicos conseguem fazer uma produção em estufa, baixando a temperatura para ‘forjar’ o ambiente em que o alimento vai crescer, por exemplo. É o caso do morango, que vemos nos supermercados o ano todo. A diferença é que ele pode não ser tão bonito e doce quanto no período dele”, observa a nutricionista Rayanne Pimentel.

MEXERICA

A mexerica está aí, aos montes. “É uma oportunidade para consumir a fruta em várias receitas, como no suco, em bolos e geléias”, sugere Rayanne.

Outras estrelas da vez são o abacaxi, o caqui, a carambola, o cajá. Este aliás, é um dos preferidos da nutricionista Roberta Larica, comentarista da Rádio CBN Vitória. “Quando chega a época, já espero aquela sacola cheia, com gostinho de casa de avó! É uma fruta cheia de vitamina C: 100 gramas de cajá correspondem a quase 50% da necessidade diária!”, destaca ela.

Para conhecer outras frutas, além de legumes e verduras da estação, basta uma pesquisa rápida na internet ou mesmo ficar de olho no movimento de ambulantes nas esquinas.

Mais sabor, mais cheiro e mais cor

As frutas, quando estão em seu período de safra, ficam com um sabor melhor, além de aroma e cor mais intensos

Mais nutrientes

Por terem sido produzidas em condições climáticas ideais, no tempo certo, oferecem uma qualidade nutricional maior, com mais vitaminas e minerais

E o precinho, ó...

Em condições ideais, o alimento se desenvolve melhor. A produtividade gera um preço mais baixo

Destaques de junho/julho

Este vídeo pode te interessar

Abacate, cajá, morango, melão, carambola, kiwi, mexerica, laranja-lima, limão, maçã

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais