> >
Psoríase: o inverno pode piorar a doença

Psoríase: o inverno pode piorar a doença

A dermatologista Patrícia Friço fala sobre cuidados e produtos que podem ajudar a controlar o problema

Publicado em 20 de julho de 2019 às 21:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vermelhidão, coceira e descamação são sinais de psoríase. (PositiveFocus | istock)

A psoríase atinge cerca de 5 milhões de brasileiros. O assunto ganhou bastante repercussão na imprensa depois que a socialite americana Kim Kardashian confessou que luta contra a doença há alguns anos. A dermatologista Patrícia Friço fala sobre cuidados e produtos que podem ajudar a controlar o problema.

O que caracteriza a psoríase?

Trata-se de uma doença autoimune que provoca uma descamação da pele, geralmente acompanhada de coceira. Como as células mortas não são eliminadas, o corpo fica com manchas.

O que causa a doença?

A psoríase ainda não tem causa totalmente conhecida, mas é provável que ela venha de uma predisposição genética. Para se ter uma ideia, estima-se que 40% das pessoas com psoríase tenham casos registrados na família.

Tem cura?

Infelizmente não. Porém, existem algumas formas de controlar os efeitos, com medicação, hidratação da pele e exposição controlada ao sol.

Por atingir a pele, muitos pacientes sofrem com a baixa autoestima. O que pode ser feito para minimizar esse problema?

É preciso tomar muito cuidado com os produtos de beleza e maquiagem quando a pele estiver inflamada. Alguns itens específicos podem ser utilizados, mas é preciso passar antes pela avaliação de um dermatologista. Na verdade, o paciente que sofre com a psoríase deve manter esse acompanhamento constante.

É verdade que o inverno pode piorar o quadro clínico?

Sim. O frio pode provocar um ressecamento da pele e, por isso, é fundamental redobrar a atenção. Manter a hidratação, uma pequena exposição diária ao sol e controlar o estresse podem ajudar. Além disso, o paciente com psoríase precisa controlar as doenças metabólicas, como o sobrepeso, o colesterol e o diabetes, já que eles podem agravar o quadro clínico.

E quanto aos produtos para a pele? Quais são os mais indicados?

Este vídeo pode te interessar

É importante optar pelos hidratantes neutros, além das pomadas à base de vitamina D e cortisona. O mercado farmacêutico está lançando produtos específicos para quem tem psoríase. É interessante passar por uma consulta com o dermatologista para verificar quais são as opções mais indicadas.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais