Notícia

Programa de extensão da Ufes atende famílias carentes há 30 anos

As ações do Cepas acontecem no bairro Loteamento das Laranjeiras, na Serra, e já tem mais de 1300 famílias cadastradas

O Programa de Extensão mais antigo da Ufes, que completou 30 anos, tem como lema “tomar iniciativa e defender a vida”. O Centro de Estudos de Promoção em Alternativas de Saúde, o Cepas, desenvolve o projeto “promoção de cuidados primários de saúde em uma comunidade”. As ações do Cepas acontecem no bairro Loteamento das Laranjeiras, na Serra, e já tem mais de 1300 famílias cadastradas.

Essas famílias recebem orientações básicas de saúde de professores e estudantes, através de visitas domiciliares. O Cepas é um projeto multidisciplinas, com atuação em áreas como Medicina, Serviço Social, Odontologia, Enfermagem, Educação Física, Pedagogia, Engenharia, entre outras.

Em entrevista ao programa CBN Cotidiano, o professor do Departamento de Medicina Social do Centro de Ciências da Saúde e coordenador do Cepas, Pedro Florência da Cunha Fortes, a região de abrangência do programa é dividida em quatro áreas, com níveis diferentes de atenção, os moradores atendidos também são divididos em grupos. Ouça as explicações sobre o Centro, que inclusive já ganhou destaque internacional:

Ver comentários