Notícia

468 anos de Vitória: inovações e histórias da capital capixaba

Venha passear conosco na companhia dos comentaristas da CBN Vitória

Pedra do Penedo
Pedra do Penedo
Foto: Arquivo ag

Em comemoração aos 468 anos da cidade de Vitória, esta semana a rádio CBN Vitória apresenta, em parceria com os seus comentaristas, iniciativas que nasceram na cidade, histórias que marcaram a vida de seus moradores, além de temas que são desafios para o município. 

Você vai conhecer, nesta seleção abaixo, por exemplo, que só em Vitória é possível encontrar faixas iluminadas para a travessia de pedestres. A cidade é pioneira no dispositivo de proteção à mulheres, conhecido como "Botão do Pânico", como também no compartilhamento de serviços.

Nasceram na capital capixaba tecnologias que já são sucesso nacional. Venha passear conosco pelos cantinhos preferidos de seus moradores e nos lugares onde a conexão crianças e meio ambiente é perfeita. A geografia e clima de Vitória favorecem a prática de exercícios ao ar livre. E ainda, você sabe quem foram Maria Ortiz, Maria Saraiva, Dona Maria Rosa, Dona Domingas e Rosa Helena Schorling Albuquerque, mulheres que dão nomes à ruas e logradouros da cidade?

Botão de pânico poderá ser um instrumento contra a violência em escolas e Unidades de Saúde de Vitória.

PROTEÇÃO DA MULHER

Vitória foi pioneira na oferta de um sistema de segurança para proteção de mulheres vítimas de violência doméstica, conhecido como "Botão do Pânico".

COMPARTILHAMENTO

A cidade de Vitória também saiu na frente nos modais de compartilhamento: bicicletas, patinetes e dentro de mais alguns meses, também de carro.

Faixa iluminada na Rodovia Serafim Derenzi, em São Pedro
Faixa iluminada na Rodovia Serafim Derenzi, em São Pedro
Foto: Leonardo Silveira | PMV

PEDESTRE

Presentes somente em Vitória, as faixas iluminadas para pedestres levam mais segurança para a travessia.

TECNOLOGIA LOCAL

É da terra! Tecnologias desenvolvidas por capixabas, em Vitória, e que já são destaque. Ouça a seleção dos produtos desenvolvidos por profissionais locais e cuja importância extrapola a capital e o próprio Estado.

INOVAÇÃO

Capital da inovação: FindesLAB, antigo restaurante giratório da Federação das Indústrias, passa a ser um local de conexão entre startups e a indústria capixaba.

MULHERES FORTES 

Uma viagem no tempo para recordar mulheres que marcaram a história de Vitória e cujos nomes viraram homenagem às ruas e logradouros. Entre os destaques estão figuras fortes como Maria Ortiz, Maria Saraiva, Dona Maria Rosa, Dona Domingas e Rosa Helena Schorling Albuquerque.

TURISMO 

Uma viagem por Vitória e a visita aos cantinhos preferidos de quem é apaixonado pela cidade.

Moqueca de um dos estabelecimentos participantes do 3º Festival da Moqueca Capixaba de Anchieta
Moqueca de um dos estabelecimentos participantes do 3º Festival da Moqueca Capixaba de Anchieta
Foto: Renan Alves/Prefeitura de Anchieta

SAÚDE 

Gastronomia local: moqueca capixaba, típica de Vitória, é rica em proteínas do peixe e se destaca por ser um alimento leve.

LUGARES PARA VISITAR COM A FAMÍLIA

Cantinhos afetivos: locais preferidos da capital revelam apego emocional e são propício para conectar crianças urbanas com o meio ambiente.

UM ESPETÁCULO 

Dois hinos para uma mesma cidade: Vitória tem hino oficial desde 1980, mas "Cidade Sol" é reconhecido como hino emocional da capital. 

Pessoas aproveitam o domingo de sol para caminhar no calçadão de Camburi
Pessoas aproveitam o domingo de sol para caminhar no calçadão de Camburi
Foto: Bernardo Coutinho

PRÁTICA ESPORTIVA 

Explore a capital capixaba: geografia e clima de Vitória favorecem a prática de exercícios ao ar livre, dos parques à orla de Camburi.

CONSUMIDOR

Saiba também quais são os principais serviços e atividades alvos de queixas dos consumidores em Vitória, com base em reclamações que chegam ao Procon Municipal.

POLUIÇÃO DO AR

A capital capixaba, apesar de estar entre as melhores cidades do Brasil para se envelhecer e com qualidade de vida, ainda precisa avançar, quando o assunto é a saúde de seus moradores x poluição do ar.

E como morar na ilha ou mesmo na parte continental de Vitória se torna praticamente impossível fugir da maresia, separamos dicas importantes para você conservar móveis e eletrodomésticos do ataque da corrosão.

Ver comentários