Notícia

Reconhecimento facial já é utilizado para chamada em aula no ES

Sistema foi desenvolvido por alunos de Sistemas de Informação do Ifes da Serra. Conheça

Professores fazem chamada usando reconhecimento facial
Professores fazem chamada usando reconhecimento facial
Foto: Fernando Madeira

 

 

Professores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) implementaram um novo modo para conferir a presença de estudantes na aula: o reconhecimento facial. Deixado de fora o modelo tradicional da chamada, é utilizada uma tecnologia de inteligência artificial, por meio do aplicativo IAmhere, desenvolvido pelo Laboratório de Extensão em Desenvolvimento de Soluções (Leds) do Ifes Campus Serra. Em entrevista à Rádio CBN Vitória, o coordenador do projeto e professor de Engenharia de Software, Fabiano Borges Ruy, explica que a aula ganha mais agilidade para o conteúdo principal. "Uma chamada convencional que dura 3 a 5 minutos é reduzida para 20 a 30 segundos”, destacou. Mas, além disso, o aplicativo armazena todas as informações, que podem servir para conferência posterior.

Ouça a entrevista completa:

Fabiano Borges Ruy diz que já foi procurado por uma faculdade privada sobre o funcionamento desse sistema.

Saiba mais:

O cadastro dos alunos pode ser feito com uma foto coletiva ou individual, tanto o aluno quanto o professor podem fazê-lo pelo aplicativo, precisando apenas do nome e o número de matrícula do estudante. A partir das fotos, o sistema é treinado com as faces dos alunos para posterior reconhecimento.

Durante as aulas, com o IAmHere aberto no celular, o professor pede que todos os alunos olhem para a câmera do dispositivo. Através da foto tirada, o aplicativo identifica quais partes da imagem são faces e depois as reconhece, comparando-as com as faces previamente cadastradas. Então, uma lista dos alunos presentes e ausentes é exibida para o professor. Após a chamada, cada aluno recebe uma notificação, que informa o registro de presença ou de ausência.

Atualmente, o aplicativo está sendo utilizado por dois professores em turmas de diversos tamanhos, chegando a até 40 alunos. Além disso, está sendo concluída a integração do aplicativo com o sistema acadêmico do Ifes, fazendo com que os registros de frequência sejam transferidos diretamente para o sistema oficial da instituição.

Ver comentários