Notícia

Chuva no ES preocupa até o começo de dezembro, diz meteorologista

Levantamento da Climatempo revela que esse mês de novembro já é o sexto mais chuvoso em 27 anos

Bairro São Benedito, em Vitória, encoberto parcialmente por nuvens
Bairro São Benedito, em Vitória, encoberto parcialmente por nuvens
Foto: Vitor Jubini

As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde a última semana têm provocado transtornos para a população capixaba. Os meteorologistas da Climatempo informam que a previsão é de mais chuva, pelo menos, até primeira quinzena de dezembro. Em entrevista à Rádio CBN Vitória, a meteorologista Josélia Pegorim, explica que, mesmo que o volume de chuva não seja tão grande quanto já houve, a preocupação é que o solo está muito encharcado.

"Esse novembro já o mês mais chuvoso do ano e é o sexto mês de novembro mais chuvoso em Vitória nos últimos 27 anos, desde 1992", pondera.

Josélia explica como ficam os próximos dias. "Estamos vendo que haverá um período melhor, mas bem curto, sem chuva. Nesta sexta, a instabilidade do tempo diminui e o mormaço fica maior. No sábado, uma nova frente fria chega ao Espírito Santo e o fim de semana será instável. Na situação do Espírito Santo, qualquer chuva é muito ruim, e essa chuva pode ser de moderada a forte. O domingo volta a ter muita nebulosidade", alerta.

A meteorologista da Climatempo também explica a previsão para a próxima semana. "Na segunda [25] e na terça-feira [26] haverá menos nuvens, mas aí vem uma nova frente fria", destaca.

E completa como os modelos apontam para o começo do mês de dezembro. "O começo do próximo mês é preocupante. A primeira quinzena ainda preocupa pois as condições podem trazer a chuva de volta", explica. Ouça a entrevista completa:

 

De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), nas últimas 24 horas, período entre 11h de ontem até 11h da manhã desta quinta (21), foram acumulados 108,6 milímetros na estação Coqueiral em Aracruz. Na estação Jacaraípe, na cidade de Serra foram registrados 96,8 milímetros de chuva e em outra estação chamada de Carapina 78,3 milímetros. Em Vitória, na estação Santa Luzia, foram acumulados aproximadamente 67 milímetros.

Ver comentários