Notícia

Plataforma digital vai agrupar serviços públicos do Estado

Diversas ferramentas serão criadas, como o aplicativo Espírito Santo na Palma da Mão, que vai agrupar vários serviços

Diversos serviços públicos estarão agrupados em um sistema digital criado pelo Governo do Estado a partir do segundo semestre. Consultas ao desempenho escolar, o andamento e resultados de exames, além de pagamentos de cobranças e solicitações de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) serão possíveis por meio de um aplicativo que faz parte do programa Governo Eletrônico.

Dentro do programa, diversas ferramentas serão criadas, como o aplicativo Espírito Santo na Palma da Mão, que vai agrupar os vários serviços de atendimento público. Com uma única senha, os cidadãos terão acesso aos serviços. Para o diretor-presidente da Prodest, Renzo Colnago, a iniciativa visa desburocratizar os atendimentos.

“Nosso objetivo é tornar a burocracia menos dolorosa para o cidadão. Muita gente precisa fazer um pagamento aí tem que emitir uma DUA e ir a um banco físico para pagar, entre outros exemplos, queremos deixar isso tudo eletrônico”, explicou.

Além disso, a própria gestão estadual também passará pelas melhorias, ao adotar o processamento eletrônico, com o objetivo de eliminar o uso de papéis nos envios de ofícios e documentações.

“Hoje o Governo trabalha muito com o papel, com o processamento eletrônico vamos conseguir reduzir os gastos, além de agilizar os trâmites dos processos”, disse.

Projetos

O Governo Eletrônico será composto por outros projetos que também vão abordar transparência e serviços dos diversos órgãos estaduais. Inicialmente, quando lançado, a plataforma vai passar por uma fase de testes e vai ganhar novas versões ao passar do tempo.

Ver comentários