Notícia

Na reta final, procura por biometria quase dobra em Vila Velha

O prazo final é dia 19 de janeiro e o atendimento acontece desde junho deste ano

Foto: Kaique Dias | CBN Vitória

Faltando menos de dois meses para o fim do prazo para a revisão biométrica em Vila Velha, o número de pessoas que buscam atendimento em Vila Velha quase dobrou nas últimas semanas. Em média, 800 pessoas eram atendidas diariamente até então. Agora, 1500 pessoas já estão indo ao local todos os dias.

O atendimento em Vila Velha é focado na Central da Biometria, que fica no Shopping Boulevard, em Itaparica. O prazo final é dia 19 de janeiro e o atendimento acontece desde junho deste ano.

Leia também

Faltando pouco tempo, as filas também começam a aumentar. O prazo médio para ser atendido após pegar a senha é de cinco minutos e há espaço para as pessoas sentarem. No entanto, antes disso, há uma triagem, e o tempo de espera pode ser de até meia hora em pé, como foi o caso da aposentada Marlene Coutinho, de 66 anos. “Demorou bastante. Acho que é um descaso para o idoso a triagem. Está péssimo. E não é só eu que estou reclamando não”, relatou.

O representante comercial Ricardo Paiva, de 52 anos, chegou um pouco antes e não pegou tanta fila como a dona Marlene. "É o mal de todo mundo deixar para última hora. Mas é rápido e temos que contribuir para a democracia, elegendo os candidatos que mereçam”, afirma.

Em Vila Velha, 115 mil pessoas ainda não se cadastraram. Segundo o coordenador da Central, Marcos Roberto de Souza, quem deixar pra última hora deve enfrentar mais filas. “Deixar para última hora é complicado porque se precisar da certidão de casamento, por exemplo, e não tiver, precisa ir ao cartório e quem é maior de 18 anos precisa de alistamento e se não tiver vai precisar e pode não sair rápido. O risco é não conseguir”, explica.

Foto: Kaique Dias | CBN Vitória

Quem não comparecer à revisão não poderá votar nas próximas eleições. Além disso, pode haver uma série de restrições, como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, de renovar passaporte e de tomar posse em cargo público. Até o CPF pode ser suspenso.

Além de Vila Velha, outros quatro municípios do interior do Estado estão passando pela revisão biométrica. Em José do Calçado o prazo já termina nesta quinta-feira (30). Presidente Kennedy realiza atendimentos até o dia 29 dezembro e em Ibatiba o prazo é até o dia 4 de janeiro. Em Anchieta o público será atendido até o dia 6 de janeiro.

Ver comentários