Notícia

Vitória poderá ter patinete elétrico compartilhado

Segundo o prefeito Luciano Rezende, a ideia é que em 2019 sejam disponibilizados patinetes elétricos, semelhantes aos que existem na cidade de San Diego, na Califórnia (EUA), e que funcionarão em sistema de compartilhamento

Prefeito Luciano Rezende com patinete elétrico em San Diego, na Califórnia
Prefeito Luciano Rezende com patinete elétrico em San Diego, na Califórnia
Foto: Prefeitura de Vitória

Em viagem aos Estados Unidos, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, acenou com a possibilidade de implantar um novo sistema de transporte na Capital. A ideia é que em 2019 sejam disponibilizados patinetes elétricos, semelhantes aos que existem na cidade de San Diego, na Califórnia, e que funcionarão em sistema de compartilhamento, assim como as bicicletas do Bike Vitória.

Na cidade americana, os patinetes elétricos podem ser deixados em qualquer local, sem a necessidade de haver uma estação para os veículos serem estacionados. A ideia, segundo o prefeito Luciano Rezende, é que o sistema funcione da mesma maneira em Vitória. Para encontrar um patinete, o usuário teria que localizá-lo por meio de um aplicativo que vai indicar o lugar mais próximo. Com o próprio aplicativo, o cidadão pode fazer o desbloqueio do veículo e utilizá-lo podendo deixá-lo novamente em qualquer local da cidade.

De acordo com o prefeito, a empresa que ficar responsável por operar o sistema fará a recarga elétrica dos patinetes para que eles possam ser utilizados. Luciano Rezende afirma que, além de oferecer uma opção, a ideia é priorizar outros meios de transporte que não sejam os carros.

Modelo de patinete elétrico utilizado em San Diego, Califórnia (EUA)
Modelo de patinete elétrico utilizado em San Diego, Califórnia (EUA)
Foto: Luciano Rezende, via Instagram

“A maior parte dos moradores de Vitória faz trajetos pequenos na cidade. Então, imagina uma pessoa que deixa de usar o carro porque está usando o patinete elétrico em determinado percurso. O município vai ganhar muito com isso. Nós estamos cuidando da mobilidade em Vitória dando prioridade a todas as formas de transporte que não sejam os automóveis”, disse.

> Frota de carros da PMV será substituída por carros elétricos

Para a estudante Michelle Monteiro, o patinete poderia colaborar para a mobilidade urbana dentro da Capital. “Do ponto de vista do transporte, é uma boa alternativa porque desafoga os ônibus e também pode ser mais rápido, dependendo da localidade”, comentou.

Ainda não há definição sobre como funcionará o sistema de patinetes elétricos compartilhados e sobre quanto custará o serviço. Um edital ainda será lançado para contratar a empresa que será responsável por implantar o meio de transporte na cidade. No entanto, ainda não há data para que a concorrência seja lançada.

Ver comentários