Notícia

Personalidades de Cariacica são homenageadas em placas em avenida

Além de fazer referência ao trabalho de 20 destaques da cidade, as placas também servem para identificação das vias

Placa homenageia Dona Antônia, artesã
Placa homenageia Dona Antônia, artesã
Foto: Patrícia Scalzer

Quem passa pela Avenida Alice Coutinho, em Cariacica, percebeu que ela ganhou placas nos cruzamentos com outras vias que, além de identificar os nomes das ruas, homenageiam 20 personalidades da cultura cariaciquense. A ideia é da produtora cultural Maria Zalem Ramiro, inspirada em um projeto de João Pessoa, na Paraíba. Lá, as placas homenageavam nomes já falecidos. Foi então que ela decidiu aplicar nas placas uma dedicação para personalidades vivas do município.

Essa intervenção cultural foi um dos projetos aprovados pela Lei João Bananeira, de incentivo à Cultura, da Prefeitura de Cariacica.

Placas homenageiam destaques da cultura de Cariacica
Placas homenageiam destaques da cultura de Cariacica
Foto: Patrícia Scalzer

Com o valor do incentivo, pouco mais de R$ 22 mil, a produtora conseguiu produzir 20 placas - incluindo o poste metálico, as placas de homenagem e com o nome da rua. A Avenida Alice Coutinho foi escolhida para receber o projeto.

“A Avenida Alice Coutinho pega diversos bairros, são quatro bairros e nesses locais não existiam uma placa indicativa de ruas. Quem cruza a Avenida Alice Coutinho não tem como se identificar. O projeto uniu essas vertentes: homenagear os fazedores de cultura e possibilitar os moradores da região um pouco de acessibilidade do ir e vir”, afirmou.

Com esse projeto cultural, o setor de serviços do município acabou sendo beneficiado, pois, placas com a localização das ruas foram instaladas em locais que não existiam. Segundo Maria, a cultura pode estar em todos os locais. “A cultura está a serviço disso. Ela tem a parte do lazer, mas ela também tem esse papel fundamental, que é possibilitar ao cidadão se sentir cidadão”.

Placa homenageia Hudson Braga, ligado ao teatro da cidade
Placa homenageia Hudson Braga, ligado ao teatro da cidade
Foto: Patrícia Scalzer

A produtora cultura espera que a iniciativa dela tenha continuidade em outros bairros de Cariacica e que outros municípios também possam homenagear as personalidades culturais da cidade.

Homenageados

Elisa Lucinda

Hudson Braga

Edivan Freitas

José Elias

Dona Antônia

Flávio Vezzoni

Mestre Prudêncio

Cristina Rocha

Zuilton Ferreira

Mestre Agildo

Jeane Mendonça

Palhaço Xurupita

Mestre Darinha

Claudio Pastay

Sergio Blank

Orlandina Dalapícola

Metre Zé Branco

Fanfacongo Apae

Artur e Katellyn

João Bananeira

Ver comentários