Notícia

Dez mudanças na rede pública de saúde

A rede pública de saúde capixaba está passando por mudanças para melhorar o serviço para a população.

O atendimento está mais rápido, humanizado e a oferta de consultas e exames está sendo ampliada e realizada mais perto de casa. As melhorias fazem parte de uma reorganização no modelo de atendimento. Entre as novidades está a implantação da Rede Cuidar, que integra serviços municipais e estaduais. Confira o que muda e as principais vantagens para o paciente.

1) Novo modelo de atendimento

Um novo modelo de atendimento facilita a vida de quem utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). Foi criada a Rede Cuidar, que está reorganizando o serviço desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames até a rede hospitalar.

2) Mais eficiência e simplicidade

O primeiro atendimento continua sendo na Unidade de Saúde, que é a porta de entrada para a população. De lá o paciente é encaminhado para a Rede Cuidar. Profissionais estão sendo capacitados e treinados para oferecer um plano de cuidados personalizado. A previsão é que 80% dos atendimentos sejam feitos na unidade básica de saúde e 15% pela Rede Cuidar. Aos poucos, as equipes de atenção primária e as equipes da atenção especializada estão sendo integradas, garantindo um atendimento com diferentes especialidades, capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região. Um modelo multiprofissional.

3) Serviços sob medida para as necessidades da população

As unidades de saúde de todo o Estado estão fazendo um levantamento das necessidades da população para reorganizar a prestação de serviço de acordo com a demanda e a característica de cada região.

4) Suporte de uma equipe multiprofissional

Aqueles que sofrem com doenças crônicas (diabetes e hipertensão), pacientes com câncer e materno-infantil já começaram a ser atendidos por um conjunto de especialistas formado por médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, educador físico, assistente social, entre outros. Juntos, esses profissionais criam um Plano de Cuidado para cada paciente, que inclui orientações de nutrição e de atividades físicas.

5) Acesso ao atendimento especializado

Quando o paciente necessitar de atendimento especializado, será encaminhado a uma Unidade da Rede Cuidar. Assim que for atendido e realizar os exames necessários, ele volta para a unidade de saúde, que vai acompanhá-lo para ver se está seguindo a dieta recomendada, se está fazendo atividade física, se está cuidando de uma lesão do pé diabético, se está tomando a medicação de forma adequada, se os exames necessários foram realizados. Esse controle será possível porque os dois serviços interagem o tempo todo.

6) Mais rapidez na prestação do serviço

O atendimento é agendado direto na unidade de saúde e o paciente é encaminhado com horário marcado à unidade da Rede Cuidar mais próxima da sua casa. Hoje, o tempo médio de espera para exames e consultas na Região Norte é de sete meses. Com a Rede Cuidar será de, no máximo, 30 dias.

7) Possibilidade de ser atendido na região onde mora

Hoje, o paciente do interior do Estado muitas vezes precisa ir à Grande Vitória para receber atendimento. O processo é desgastante. A Rede Cuidar facilita o acesso aos serviços de saúde, à consulta com especialista e a maioria dos exames podem ser feitos na região onde o paciente mora.

8) Atendimento em todo o Estado

Ao todo, o Estado vai implantar cinco unidades da Rede Cuidar em todo o Estado até o final de 2018. A primeira já está em funcionamento em Nova Venécia. As outras serão localizadas em Santa Teresa, Linhares, Guaçuí e Domingos Martins. Com a implantação completa da Rede Cuidar em todo o Estado, um milhão de pessoas vão deixar de circular nas estradas em busca de atendimento.

9) Ampliação da oferta de consultas e exames

A primeira unidade da Rede Cuidar, que já está funcionando na Região Norte, tem capacidade para realizar 10 vezes mais exames do que o ofertado anteriormente. Tem capacidade para realizar 244 mil procedimentos ao ano.

10) Preocupação com a qualidade

A Rede Cuidar inaugura um novo modelo de gestão que tem um servidor responsável por acompanhar a qualidade do trabalho e gerenciar o fluxo de atendimento desde a unidade de saúde, a porta de entrada, até a Rede Cuidar. É o tutor, que garante maior eficiência no atendimento ao público.

Foto: Fred Loureiro

 

 

 

Ver comentários