Bailarinos do ES viajam para maior festival de dança da América Latina

Os bailarinos que treinam em Vila Velha serão os únicos capixabas a competir na categoria duo clássico livre avançado

Publicado em 18/07/2019 às 19h32

Atualizado em 18/07/2019 às 21h19

Paloma Tauffer de Jesus e Dielson Barbosa dos Santos, bailarinos capixabas
Foto:Bernardo Firme
Paloma Tauffer de Jesus e Dielson Barbosa dos Santos, bailarinos capixabas

Os bailarinos capixabas Paloma Tauffer de Jesus, 27, e Dielson Barbosa dos Santos,25, embarcam na próxima segunda-feira (22) rumo ao 39º Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, o maior festival de dança da América Latina.

Os bailarinos de Vila Velha passaram por uma seletiva com milhares de dançarinos de todo país e foram os únicos capixabas aprovados para competir na categoria de duo clássico livre avançado.

Os preparativos para a competição começaram no final de fevereiro, quando o coreógrafo Marcos Saleme deu início aos trabalhos de construção do duo “Eu em Ti”. A coreografia feita especificamente para competições tem uma proposta poética que promete ser o diferencial nos palcos catarinenses.

> Fafi abre inscrições para curso técnico na área de teatro

Marcos explica que a proposta coreográfica é falar sobre a fragilidade do amor e da entrega total de um casal ao relacionamento. A estrutura poética e a qualidade do trabalho técnico dos bailarinos contribuíram para a aprovação em Joinville, segundo avaliação do coreógrafo.

Leia também

“Eu já sentia que ia passar. A gente sempre se surpreende porque Joinville é uma caixinha de surpresas, mas o trabalho é tecnicamente forte e poeticamente intenso, então apostava muito nele. É meu preferido”

A estreia de "Eu em ti" foi no Encontro Espírito Santo de Dança (Enesdança) 2019, um tradicional festival de dança do Estado que visa promover a cultura local e aconteceu no início de julho. Já na estreia, os resultados foram positivos, com a premiação de primeiro lugar na categoria de duo clássico livre avançado, além da premiação de coreógrafo revelação para Marcos Saleme e de melhor bailarina do festival para Paloma Tauffer.

O INÍCIO DO SONHO

Paloma Tauffer de Jesus e Dielson Barbosa dos Santos, bailarinos capixabas
Foto:Carlos Queiroz
Paloma Tauffer de Jesus e Dielson Barbosa dos Santos, bailarinos capixabas

Paloma, que conquistou diversas medalhas no mesmo festival capixaba, começou a dançar com 13 anos em um projeto sócio-cultural, em Vila Velha. Ela que se caracterizava como uma criança tímida buscava algo para expressar meus sentimentos. A resposta para isso foi a dança que hoje é sua profissão por completo como professora de balé e bailarina da companhia de dança Mitzi Marzzuti.

Às vésperas da viagem, Paloma vive dias de emoção. "Estou muito confiante, são meses de treinamento e preparação. Esperamos fazer um bom trabalho e superar o que já fizemos antes", destaca a bailarina.

Dielson que começou com sete anos no antigo Projeto Aces (Ação Comunitária do Espírito Santo), já competiu no palco catarinense duas vezes em coreografias de grupo, e pela primeira vez encara o corpo de jurados em um duo. Ele destaca que é impossível conter a ansiedade e que acredita que a responsabilidade é muito maior quando se dança um duo.

“Nós fomos os únicos aprovados e estar naquele palco imenso só com duas pessoas é muita responsabilidade”.

> Mãe dança com filha em cadeira de rodas em Cachoeiro e vídeo emociona

Em Joinville, os bailarinos vão encarar o corpo de jurados e o público de mais de cinco mil pessoas na noite da terça-feira (23) no palco do Centreventos Cau Hansen e logo após a competição já saberão o resultado. O retorno para Vitória está marcado para o dia 25.

O FESTIVAL

O Festival de Dança de Joinville é um dos mais tradicionais festivais de dança do país, e anualmente leva bailarinos de toda América Latina para viverem 10 dias de imersão no universo dança. São cursos com professores renomados do Brasil e do Mundo, noites competitivas todos os dias, além das apresentações nos palcos abertos espalhados pela cidade e audições para a Escola Ballet Bolshoi de Joinville.

Para competir no palco do Centreventos Cau Hansen, onde acontecem as noites competitivas do festival, os bailarinos precisam enviar vídeos para a comissão de curadoria do mesmo, que avalia a qualidade de cada trabalho e seleciona os melhores para estarem no palco. Neste ano o resultado dos pre aprovados foi anunciado em maio e desde lá bailarinos de diversos lugares se preparam para encarar um intenso corpo de jurados e um público seleto de maioria bailarinos.

> Vila Velha ganha um novo teatro em novembro

Compartilhe

Mais no Gazeta Online