O que há por trás do hit "Sua Cara" que virou um sucesso na internet?

Gravado no Marrocos (mas poderia ser em Itaúnas), o clipe de "Sua Cara", parceria entre Anitta, Pabllo Vittar e Major Lazer, é um sucesso no YouTube

Publicado em 06/08/2017 às 09h56

Atualizado em 09/08/2017 às 09h39

Um hit instantâneo. Não há outra maneira de definir a faixa “Sua Cara”, parceria entre o grupo de música eletrônica Major Lazer – formado pelo trio de DJs Diplo, Jillionaire e Walshy Fire – e as cantoras brasileiras Anitta e Pabllo Vittar. No YouTube, por exemplo, onde estreou no último domingo, o vídeo – que tem como cenário o deserto do Saara, no Marrocos (mas poderia muito bem ser Itaúnas) – já chegou à marca de mais de 57 milhões de views até a publicação desta matéria.

Os números, claro, renderam recordes; um deles foi ter sido a produção mais vista do Brasil em apenas 24 horas (com 20 milhões de visualizações). Outra marca: “Sua Cara” tornou-se o terceiro vídeo mais assistido na plataforma em apenas um dia – atrás apenas de “Hello”, da Adele e “Bad Blood”, da Taylor Swift (20,1 milhões).

Diplo entre as cantoras Anitta e Pabllo no deserto do Saara
Foto:Divulgação
Diplo entre as cantoras Anitta e Pabllo no deserto do Saara

Segundo a professora universitária e mestre em Comunicação Rafaela Belo, todo esse frisson pode ter base na relação entre as duas artistas e os fãs através das redes sociais – no Instagram, por exemplo, Anitta tem quase 22 milhões de seguidores; Vittar tem 2,8 mi.

“Agora o artista fala direto com o seu público e isso (a relação) vem sendo instigado”, explica ela, dando exemplo das postagens dos bastidores que Anitta publicou em seus perfis – como as imagens dela dançando com a cobra (que não apareceu no corte final) – antes do lançamento. 

Para Rafaela, além da internet e da força dos fãs, o sucesso pode ser creditado à afirmação dos movimentos sociais, que estão sendo apropriados pela indústria cultural. “Tem esse momento dos movimentos LGBT e queer, e a Pabllo tá nisso”, destaca ela.

Com pouco mais de dois meses de lançamento, “Sua Cara” é uma das seis faixas que compõem o EP “Know No Better”, do Major Lazer, que, além de Anitta e Pabllo Vittar, traz parceiros como Camila Cabello, Sean Paul e Quavo.

COMPOSIÇÃO

A música com as brasileiras foi composta por 10 pessoas, uma verdadeira tropa. Além de Diplo e Anitta, colaboraram também o produtor musical Rodrigo Gorky – do Bonde do Rolê – e o colatinense Arthur Marques.

Amigo de Gorky, Arthur conta como se deu seu envolvimento. “Em janeiro, eu tinha acabado de me mudar para São Paulo, fui à casa do Gorky e ele me mostrou um rascunho da música. Daí a gente começou trabalhar nela”, relembra ele, que finalizou a composição ao lado dos outros parceiros apenas na semana do carnaval. “A gente foi escrevendo, foi algo bem coletivo. Escrevemos até chegar num resultado de que gostamos”, ressalta.

Após estar pronta, a faixa foi parar nas mãos do Diplo e passou alguns meses em segredo absoluto. “Só ficamos sabendo quando a música sairia um mês antes do lançamento”, conta Arthur.

Mesmo com todos os nomes envolvidos, Arthur e os demais compositores não vislumbravam que “Sua Cara” alcançaria tamanho sucesso. “Ninguém sabe se vai ser um hit ou não. Independente disso, a gente estava muito feliz de ter reunido essa galera para fazer uma música”, conclui o colatinense.

Compartilhe



Mais no Gazeta Online