Capixaba GAVI lança EP com balanço, frescor e sensualidade
A capixaba GAVI lança "A Conta-Gotas", seu primeiro trabalho que tem referência no r&b
A música negra capixaba vai muito bem, obrigado. Neste ano, ficando em exemplos mais recentes, acompanhamos o lançamento do álbum “Sistema Feminino”, das rappers Melaninas MCs; e o ótimo “JUNGLE”, primeiro “disco cheio” do músico e compositor Fabriccio – atualmente radicado em São Paulo.
Junta-se a esses títulos “A Conta-Gotas”, primeiro EP da também cantora e compositora GAVI, produzido por Viktor Lombardo e Junior Carelli.
Embora com apenas três faixas, o registro chama atenção por suas músicas repletas de frescor, sensualidade e groove típicos do r&b – ou new r&b, como define o seu som Gabriela, advogada de 26 anos de idade.
“O EP veio como resultado de estudo e dos anos como profissional”, explica a artista sobre o processo de composição.
Aliás, além do r&b, GAVI tem em seu som toques de música eletrônica e da black music. Dentro desses estilos há nomes que a inspiram, a exemplo de SILVA, Flora Mattos e os gringos do Honne e Khalid.
Inclusive cada uma das três faixas do disco tem inspiração, segundo ela, em um artista que ela admira: “Meu Bem” foi inspirada na música “Drops”, de FKJ; “Chico Já Dizia”, por sua vez, em “Redbone”, de Childish Gambino; e “Re:” tem como referência todo o universo do The Internet.
Mesmo que as inspirações sejam todas gringas, as canções são cantadas em português. É bacana perceber que GAVI consegue encaixar bem o nosso idioma a um estilo que historicamente está atrelado ao inglês.
“Ouvia muito (o estilo) na língua inglesa e sentia falta de brasileiros fazendo esse som”, explica GAVI a cantora.
CARREIRA
Antes de se consolidar na black music, a artista precisou ralar na noite de Vitória. Por algum tempo cantou em barzinhos até que decidiu reservar-se e estudar. “Nesse tempo eu passei a compor e iniciei um estudo profundo sobre onde queria me encaixar”, conta.
Em meio a esse processo, GAVI passou a pesquisar artistas cujo som se aproximasse do que ela desejava fazer.
“O próprio SILVA, que é capixaba e uma super referência, mas ainda não era o que queria. Faltava um toque black”, reconhece.
O EP, ela reconhece, representa apenas os primeiros passos de sua carreira. “Tenho plena consciência de que não estou ‘lá’ ainda”, diz a jovem, que já planejou seus próximos movimentos artísticos.
“Vou voltar a escrever. Tô na pilha de fazer outro EP e quero que ele tenha cinco músicas”, garante.
A Conta-Gotas - GAVI
Independente, 3 faixas. Disponível nas principais plataformas de streaming.