Caê Guimarães relança seu primeiro livro da carreira
Caê Guimarães lança nesta quarta-feira (8) em Vitória a 3ª edição do livro "Por Baixo da Pele Fria"
Há duas décadas o escritor Caê Guimarães lançava a sua estreia literária: “Por Baixo da Pele Fria”. O livro, composto por 63 poemas escritos entre 1989 e 1996, foi uma aposta do lendário editor paulista Massa Ohno, responsável por também editar obras de nomes como Hilda Hilst, Roberto Piva e Waldo Motta.

Nesta quarta-feira (8), vinte anos após essa primeira publicação, Caê relança a obra numa versão comemorativa. O evento acontece a partir da 19h, no Cabrón Cine Bar, na Praia do Canto, em Vitória.
Como é um livro praticamente esgotado, achei que seria interessante para quem não conhece meu trabalho
A ideia de fazer essa versão nasceu a partir de uma conversa com o amigo e editor Saulo Ribeiro. “De estalo, ele mandou essa de fazer uma nova versão”, lembra o autor agora impresso pela Cousa, editora capitaneada por Saulo.
Perguntado como foi revisitar esses primeiros versos, o poeta definiu a experiência como um “exercício de atração e repulsa”. “Em alguns momentos eu percebo um poeta muito consciente do que queria. E, em outros, acho que talvez tenha publicado poemas demais ou que poderia ter lançado (o livro) mais conciso”, admite.
Por conta desse argumento final, Caê até pensou em modificar a obra. Entretanto, no final das contas, acabou mantendo o formato que foi publicado em 1997.
Por quê? “Como é um livro praticamente esgotado, achei que seria interessante para quem não conhece meu trabalho conhecê-lo na íntegra”, explica ele. “A única coisa que mudamos foi adaptar o livro ao Novo Acordo Ortográfico”.
PRÉ-DIGITAL
Mais do que sua estreia na literatura, “Por Baixo da Pele Fria” é, para Caê Guimarães, um recorte de uma época em que a tecnologia como conhecemos hoje em dia dava seus primeiros passos. Ou seja, o fim da década de 1990 e aquele ambiente pré-internet. “Era um mundo que deixava de ser analógico para ser digital”, diz.
Em poemas como “Estrela Solitária” e “A Quinta Estação”, Caê enxerga certo vigor em sua narrativa. “Há muita vontade de segurar entre os dedos coisas que pareciam esvair. Pode ser algo típico da passagem da juventude para a idade adulta. Era estar naquele mundo que ia se transformando”, exalta ele, que está trabalhando em suas novas empreitadas literárias.
“Há dois livros para sair: um já pronto de poesias chamado ‘Esconda os Dentes, Não’; e o meu primeiro romance”, adianta sobre “Encontro Você no Oitavo Round”, que deve ser publicado até o fim deste ano.
Por Baixo da Pele Fria - Caê Guimarães
Editora Cousa, 120 páginas. Quanto: R$ 30. Lançamento hoje, às 19h, no Cabrón Cine Bar (Av. Desembargador Santos Neves, 621, Praia do Canto, Vitória).