> >
Bruno Mangueira canta Camburi em versos e em canções

Bruno Mangueira canta Camburi em versos e em canções

O músico capixaba volta à sua cidade natal para show gratuito hoje, no auditório da Rede Gazeta

Publicado em 17 de janeiro de 2018 às 23:18

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Nascido em Vitória, o guitarrista e compositor Bruno Mangueira resgata suas raízes em seu novo CD, “Camburi”, que será lançado hoje, no Auditório da Rede Gazeta, em Vitória.

A faixa que dá nome ao disco foi composta quando o músico capixaba morava em Campinas, São Paulo. “Já tinha o tema na cabeça quando criei essa música, que traz minhas lembranças da praia. Fiz a parte instrumental e depois o Eduardo Klébis compôs a letra. O CD ganhou esse título porque Camburi é a cara do disco. E como ele foi produzido através da Lei Rubem Braga, com incentivo da Prefeitura de Vitória, acho que tem a ver com a cidade”, explica.

O álbum com 10 faixas traz músicas instrumentais e três canções cantadas por Filó Machado, que dá voz a “Camburi”, Leila Pinheiro e Beth Bruno.

“Leila me perguntou se eu tinha uma música para ela gravar. Eu não tinha, mas disse que sim e fiz ‘Novo Amor’. Ela acabou não gravando, mas resolvi incluir essa canção no meu álbum e a convidei para cantar”, diz.

O disco foi gravado entre São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York. Nos Estados Unidos, Bruno gravou com Beth Bruno “Cenas do Último Capítulo”. “Achei que ela cantaria um bolero super bem e ela fez isso mesmo”, elogia.

No texto de apresentação do trabalho Toninho Horta define o estilo de Bruno: “... suas notórias influências da música brasileira e do jazz se misturam de forma sensível.”

A música brasileira, presente na vida do músico capixaba desde a infância, encontrou o jazz quando Bruno começou a estudar improvisação na adolescência, época em que integrou a Orquestra Pop & Jazz, do Ifes.

Show

Para o show de hoje, Bruno prepara um pocket show solo. “Vou apresentar as músicas e mostrar como

 foram feitas algumas gravações”, adianta. Bruno já lançou “Camburi” em Brasília, São Paulo, Uberlândia, e em Los Angeles, Cincinnati e Louisville, nos Estados Unidos – em Louisville, inclusive, fez o show acompanhado de uma orquestra sinfônica e de uma big band no UofL Jazz Fest 2014.

Esse é o terceiro álbum do artista capixaba. O seu primeiro CD, homônimo, lançado em 2009, foi pré-indicado ao Prêmio da Música Brasileira. Nele, está a música “Devaneio”, de Cariê Lindenberg.

“Eu já tinha o projeto rascunhando muitos anos antes de gravar meu primeiro álbum. Precisava de autorização, falei com o Cariê e deu tudo certo. Mas o CD demorou muito pra sair e lá pelas tantas eu é quem fui convidado pra gravar essa música no disco do Cariê”, relembra.

Doutor em Música pela Unicamp e professor de guitarra da Universidade de Brasília, Bruno atualmente finaliza um álbum em parceria com o pianista norte-americano Phil DeGreg, e acompanha a cantora Zizi Possi em seu novo show, “Zizi Possi canta Chico e Edu”.

Lançamento do CD "Camburi"

Quando: hoje, às 20h.

Onde: Auditório da Rede Gazeta, Rua Chafic Murad, 902, Monte Belo, Vitória.

Este vídeo pode te interessar

Entrada gratuita.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais