> >
Ministro da Cultura vem a Vitória para ampliar uso da Lei Rouanet

Ministro da Cultura vem a Vitória para ampliar uso da Lei Rouanet

Ideia é dar mais recursos projetos regionais

Publicado em 15 de março de 2018 às 14:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O Ministro da cultura, Sérgio Sá Leitão. (Reprodução/YouTube)

No 26 de junho, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, estará em Vitória para o seminário Cultura Gera Futuro, que percorre todas as capitais do Brasil para disseminar os recursos que a pasta dispõe para investimentos em arte. A ideia do projeto é dar mais patrocínio a projetos locais fazendo com que os produtores culturais e artistas entendam melhor como funcionam os editais e formas de concorrência.

Ele, que se diz conhecedor da cultura e da arte que é produzida no Espírito Santo, garante que será uma boa manobra para o que é feito no Estado. "Já estive em Vitória várias vezes, conheço bem a produção regional capixaba e acho que será importante para os capixabas irem ao seminário. Nós queremos um contato com as pessoas que movimentam a cena cultural para os nossos técnicos explicarem todo o processo", detalha.

Aspas de citação

Se tivermos projetos mais consistentes, em todos os estados, vamos conseguir investir mais

Sérgio Sá Leitão, ministro da Cultura
Aspas de citação

De acordo com Sá Leitão, o circuito acontece de abril até julho e vai trabalhar todas as áreas que são contempladas com incentivos do Governo Federal. "Do cinema aos assuntos da secretaria da Diversidade, queremos que esses seminários sirvam como momento de capacitação, até, para os técnicos das prefeituras de cada cidade e dos governos estaduais, porque temos muitos projetos em que esse poder público local tem alto nível de participação", detalha.

O ministro aposta que os técnicos dessas prefeituras e governos podem ser, no futuro, os mediadores dessas explicações, já que estarão capacitados no que diz respeito ao entendimento dos editais e afins. "Depois, além de disponibilizar o material na internet, queremos que os produtores e artistas também possam contar com os poderes locais para tirar dúvidas, auxiliar a fazer projetos e tudo o mais", exclama. "Se tivermos projetos mais consistentes, em todos os estados, vamos conseguir investir mais", conclui.

Segundo Sá Leitão, também haverão módulos dos seminários que funcionarão em uma lógica exclusiva para patrocinadores. É que o ministro afirma que quer sensibilizar esses empresários para que eles também usem mais da Lei Rouanet, sobretudo para esses projetos regionais e locais. "Queremos dar impulso na descentralização dos recursos da Cultura", exemplifica.

Este vídeo pode te interessar

Em contrapartida, ele não acredita que - apenas - com esses seminários todo o problema da falta de conhecimento de como concorrer aos recursos seja sanada. No entanto, pondera que o artifício pode funcionar como pontapé para que todos também se interessem pelo assunto. "Tenho a convicção de que o seminário terá efeito muito produtivo sob as produções brasileiras de cada região e cada capital. É importante que todos se juntem a nós nessa corrente para que a gente possa disseminar as informações dos seminários para atrair o maior número possível de pessoas", revela.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais