> >
Vitória recebe exposições de artistas que transformam lixo em arte

Vitória recebe exposições de artistas que transformam lixo em arte

"O Grande Veleiro" fala sobre a vida de Arthur Bispo do Rosário e "A Maré da Vida" traz peças da artista e catadora de lixo Ercília Stanciany

Publicado em 23 de abril de 2018 às 22:42

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Transformar o descartável aos outros em obras de arte através da criatividade. Essa era a especialidade do artista Arthur Bispo do Rosário (1909 - 1989), um dos maiores nomes da arte contemporânea brasileira, tema da exposição “O Grande Veleiro” que chega a Vitória na quarta-feira, dia 25 de abril, no Centro Cultural Sesc Glória. A mostra conta a vida e obra de Bispo, que morou durante 50 anos em uma colônia psiquiátrica no Rio de Janeiro e lá produziu suas obras, questionando os limites entre a arte e a loucura – para muitos ele não passava de um louco, mas, para outros, era um gênio. O artista se tornou, inclusive, símbolo da luta antimanicomial.

Natural de Sergipe, Bispo mudou-se ainda jovem para o Rio de Janeiro. Em 1938 teve um surto psicótico em que acreditava ser um o enviado de Deus para julgar os vivos e os mortos. Diagnosticado como esquizofrênico-paranoico, foi parar na Colônia Juliano Moreira (RJ).

A arte de Bispo veio de sua capacidade única de unir materiais diversos como canecas, calçados, botões, madeiras, garrafas, lençóis e talheres e dar a eles um novo significado. Entre seus trabalhos mais importantes, o “Manto da Apresentação”, que o artista bordou para usar no dia do Juízo Final, e seus navios, que remetiam à época em que era um jovem marinheiro.

“O Grande Veleiro” é um mergulho no universo de Bispo, com cenografia inspirada na vida e na obra do artista. Lúdica e interativa, a mostra foi desenvolvida em parceria com o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea e já passou por Sergipe, terra natal do artista, Rio de Janeiro e Paraty.

“Visitamos a Colônia, onde ele criou suas obras e a cela em que ele ficou. A obra de Bispo encanta pelo fato de trabalhar com pequenas peças e por ser um trabalho muito colorido, de muita plasticidade. Acho que encanta as crianças e adultos por esse paralelo entre o que é a arte e a loucura”, conta Rita Sarmento, coordenadora de cultura do Sesc Glória.

A MARÉ DA VIDA

O olhar de Bispo do Rosário serviu de inspiração para a artista mineira Ercília Stanciany, nome por trás da exposição “A Maré da Vida”, que também tem sua abertura na quarta-feira, dia 25, e será realizada paralelamente à mostra do artista sergipano. Radicada no Estado, Ercília vê ecos da história de Bispo em sua própria trajetória, afinal foi com o lixo que ela chegou à arte. Artista plástica e catadora de lixo, Ercília ingressou aos 41 anos no curso de Artes Plásticas da Ufes estudando em livros que recolhia do lixo – o mesmo lixo com o qual ela criou as obras que compõem a mostra.

“As peças fazem parte do meu TCC. Trouxe a história de pessoas importantes para minha trajetória para dentro da xilogravura. Mas sou catadora e não queria usar com madeira comprada na xilogravura, então usei madeiras encontradas no lixo, restos de móveis”, explica.

Em sua primeira exposição individual, Ercília vai ter a honra de dividir espaço com uma personalidade marcante na sua vida. “Minha história com ele é antiga, antes de começar a estudar. A primeira exposição que eu fui na vida, aos 18 anos, em Belo Horizonte era dele, isso ficou marcado”, diz.

SERVIÇO

O Grande Veleiro e A Maré da Vida

Quando: 25 de abril a 15 de julho (visitação: de terça a sexta-feiras, das 10h às 20h e aos sábados e domingos, das 10h às 19 horas (exceto feriados).

Onde: Centro Cultural Sesc Glória. Avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória.

Informações: (27) 3232-4757

Este vídeo pode te interessar

Entrada Gratuita.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais