> >
Festival de cultura urbana movimenta bairro Feu Rosa, na Serra

Festival de cultura urbana movimenta bairro Feu Rosa, na Serra

Evento promove o encontro entre artistas de todo o Brasil e a comunidade através do grafite, hip-hop e bate-papo sobre arte

Publicado em 18 de julho de 2018 às 22:42

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O empoderamento da comunidade é o ponto-chave do festival Origraffes – Original Graffiti Espírito Santo, que será realizado entre sexta-feira (20) e domingo (22) com encontro de grafite, batalhas de break e shows na Lona Cultural montada na Praça Central de Feu Rosa, na Serra. Em sua terceira edição, o festival quer desenvolver o potencial artístico dos jovens da região e valorizar a cultura urbana dentro bairro.

Durante os três dias, os muros de Feu Rosa recebem pinturas simultâneas feitas por artistas e a região recebe um circuito de apresentações gratuitas com shows de artistas locais, como Suspeitos na Mira, e uma atração nacional, o rapper Thiago Elniño. Este ano o festival traz também a parceria com a Lona de Cultura e Arte, projeto de circulação cultural com apresentações que buscam descentralizar e dar acesso da população à arte.

“Moro em Feu Rosa há 26 anos e a cultura urbana já existia aqui. Em menos de três anos o festival ganhou reconhecimento nacional. O mais bacana é o a conquista da autoestima dos moradores, o orgulho de morar no bairro. É preciso enxergar esse potencial artístico dos jovens daqui. O Espírito Santo perde muitos talentos exportando boas pessoas e bons profissionais que não conseguem se manter no Estado. O festival fortalece o bairro e valoriza nossa cultura”, diz o idealizador e produtor do evento, Starley Bonfim.

Ainda dentro da programação, hoje, às 19h, no Mucane, será realizado um bate-papo com o tema “Contratação Direta de Artistas”. A conversa contará com a artista plástica e coordenadora do projeto de intervenção artístico-urbana “A Arte é Nossa”, Fernanda Bellumat, e com o agente cultural e secretário executivo do Fundo Municipal de Cultura, Julio César Delpupo.

 “É importante esse tema porque existe uma grande demanda de agentes culturais que não sabe montar currículo, não tem CNPJ e precisa dessa ajuda”, opina Starley.

Nesta edição serão 140 artistas de 15 estados brasileiros, um intercâmbio cultural que promete ampliar a representação da arte urbana em contato com a comunidade e transformar a realidade local.

“É um bairro com índice de violência lamentável. Por isso é extremamente importante colocar eventos dessa natureza com atrações que trazem mensagens positivas. Também é importante desmitificar essa ideia de violência que paira sobre a Serra, como se só existisse isso aqui”, completa Starley.

Programe-se

Mucane

Centro de Vitória 

Quinta-feira (19), às 19h

Bate-papo “Contratação Direta de Artistas”, com Fernanda Bellumat e Julio César Delpupo

Lona Cultural

Feu Rosa (Serra) 

Sexta-feira (20)

9 às 12h: Credenciamento

11h: Inscrição para batalha de break

14 às 17h: Grafitagem

17h: Início da batalha de break – DJ Jota

18h: Término da batalha de break – DJ Jack

18h: Inscrição para batalha de MCs

19h: Início das batalhas de MCs

19h: Largando Versos

20h: Retorno da batalha de MCs

20h30: Grupo Anomia

21 às 23h: Retorno da batalha de MCs

Sábado (21)

10 às 12h: Academia de Sonhos e Banda Fanfarra, oficinas lúdicas de mandala, mosaico, pintura de rosto, catavento e artesanato de flores com reciclagem de coador de café

14 às 17h: Grafitagem de muros

15h: Apresentação teatral

16h: Mandrakeon

17h: Início das semifinais e finais da batalha de break

18h: DJ Jota

19h: Louis e Rodolf Beat Box

19h30: Semifinais e finais da batalha de MCs

20h30: Suspeitos na Mira

21h: Retorno da batalha de MCs

22h: Thiago Elniño

22h30: Final batalha de MCs

Domingo (22)

10 às 12h: Grafitagem

15 às 17h: Grafitagem/ Apresentação circense

17 às 20h: Islã Botocudos

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais