> >
Viagem pelas ruínas da Grécia e Turquia inspiram exposição no ES

Viagem pelas ruínas da Grécia e Turquia inspiram exposição no ES

Artista plástico Rogério Mariano uniu suas telas abstratas com suas fotografias de viagem para a mostra "Abstratos Épicos"

Publicado em 30 de julho de 2018 às 22:26

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Uma viagem pela Grécia e Turquia deu origem a uma série de obras que fazem parte da exposição “Abstratos Épicos”, do artista plástico Rogério Mariano, que será aberta nesta sexta-feira, dia 3, na Biblioteca Central da Ufes, em Vitória. O artista fez uma fusão de suas telas abstratas com imagens de elementos da arquitetura milenar grega, criadas a partir de fotos que capturou em viagem que realizou em outubro do ano passado pela Europa.

Essa é a segunda exposição individual em Vitória do mineiro radicado no Espírito Santo. A primeira aconteceu há três anos, na Praia do Canto. “Nessa primeira exposição um amigo (Lucius Kalic) teve uma sinestesia e enxergou músicas nas minhas telas. Ele musicou seis obras minhas e depois compôs seis músicas e pediu para que eu pintasse inspirado nessas canções. Escutei incessantemente e pintei as telas. Uma delas batizei de ‘A Embriaguez de Apolo e Dionísio’”, lembra.

Logo depois de sua primeira exposição em Vitória, Rogério rodou o mundo com suas obras abstratas. Passou por Helsinque, na Finlândia, Paris, na França, Miami e Nova York, nos Estados Unidos e Osaka, no Japão. Durante a estadia em Paris, onde participou com duas telas de uma exposição na feira de arte mundial no Carrousel do Louvre, foi conhecer a Grécia e Éfeso, na Turquia. Lá, se deparou com a Acrópole de Atenas, as ruínas do Teatro de Dionísio e teve o insight para fazer manipulações na sua tela já pintada inspirada na música de Lucius Kalic.

“Fotografei o máximo que podia em detalhes. Trouxe para casa os retratos da viagem e, usando programas de manipulação de imagem, fundi minha tela com as fotos”, diz Rogério.

“Abstratos Épicos” tem a curadoria de Marcelo Soares Mariano, filho do artista. É a segunda parceria das duas gerações – a primeira se deu em uma exposição no Congresso em Brasília. Marcelo também é autor dos textos de apresentação da exposição e do texto da tela “A Embriaguez de Apolo e Dionísio”. “Entre as diversas atribuições de um curador é necessário que ele conheça também a alma do artista, e nada melhor que um filho e amigo para cumprir esta tarefa”, resume Rogério.

Há um ano Rogério mergulhou no processo da exposição. Ao término, pretende rodar o mundo mais uma vez levando sua arte abstrata para outros locais, como a Itália. “Recebi esta semana dois e-mails de duas galerias, uma em Milão e outra em Lisboa e as negociações estão adiantadas”, entrega.

SERVIÇO

Abstratos Épicos

De Rogério Mariano

Abertura: 03 de agosto, às 18h.

Visitação: até 31 de agosto.

Local: Biblioteca Central da Ufes. Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória.

Este vídeo pode te interessar

Informações: (27) 4009-2400

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais