> >
Música autoral capixaba é o foco do 'Divirta-se Live Sessions'

Música autoral capixaba é o foco do "Divirta-se Live Sessions"

Atração de música com artistas da nova geração do Estado faz parte do movimento "Somos Capixabas" e vai ao ar todas as quartas

Publicado em 24 de agosto de 2018 às 22:52

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

“Divirta-se Live Sessions”, o novo programa multiplataforma da Rede Gazeta, estreia no dia 29, às 20h, no Facebook do Gazeta Online, e traz a música capixaba como protagonista – Solveris, Sunrise Blues Band, Gavi, Cainã e a Vizinhança do Espelho e Amanita Flying Machine são as bandas que participam da primeira temporada do programa.

Idealizado e dirigido pelo editor TV Gazeta Antonio Cezar Martins Filho e apresentado por Rafael Braz, editor do C2, o programa integra o movimento “Somos Capixabas”, parte da comemoração do aniversário de 90 anos da Rede Gazeta.

“Esse é um projeto antigo. Eu fazia o ‘Sonzêra’ na internet, no esquema de live sessions, e foram mais de 60 artistas tocando durante quase três anos. Com o movimento ‘Somos Capixabas’, achei que tinha tudo a ver para fomentar a música capixaba”, diz Antonio. A ideia logo foi “comprada” por câmeras, sonoplastas e até por funcionários do parque gráfico, que ajudaram com a montagem do cenário e outras questões técnicas. “Aí montamos o programa juntos”, completa Antonio.

Cada episódio tem duração entre 10 e 15 minutos e traz uma banda que intercala músicas com as entrevistas conduzidas por Rafael Braz. Todos foram gravados no galpão de bobinas da Rede Gazeta.

“O programa tem um formato de TV, só que mais enxuto e espontâneo. Como não tenho muita experiência de televisão, fica tudo mais informal, com uma linguagem mais próxima da internet. Para mim foi legal voltar a entrevistar, uma vez que o cargo de editor não tem tanto disso. As entrevistas são focados no mercado autoral dessa ‘novíssima’ música capixaba, nas dificuldades, conquistas e na representatividade deles nos cenários local e nacional”, explica Rafael.

Curadoria

A banda Solveris é quem abre a temporada. O grupo de Vila Velha surgiu em 2016 com Dok, Magro, Morena e Leozí. O piloto do programa, gravado com a Sunrise Blues Band, banda de que Antônio faz parte, deu tão certo que virou mais um episódio.

Rafael e Antonio fizeram a curadoria com nomes que estão despontando ou que têm tudo para despontar na cena musical capixaba e até na nacional.

“Tínhamos uma lista com muitos nomes. Alguns não rolaram, como o André Prando e o My Magical Glowing Lens, por agenda, mas esperamos tê-los numa próxima oportunidade. É uma galera mais nova, que não participou do boom da música capixaba nos anos 1990 e 2000. Mesclamos homens, mulheres e sonoridades. Não escolhemos por nosso gosto pessoal, a escolha foi feita pela qualidade do trabalho” resume Braz.

Este vídeo pode te interessar

Todas as quartas-feiras, o programa vai ao ar no portal “Divirta-se” e no Facebook do Gazeta Online. O objetivo é dar continuidade e criar um catálogo de alta qualidade. “Espero que outras temporadas sejam viabilizadas para termos um espaço fixo para mostrar esse trabalho autoral e fazer nosso papel de fomento como imprensa”, diz Antonio.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais