> >
A onda dos podcasts que aproxima ouvintes e produtores

A onda dos podcasts que aproxima ouvintes e produtores

Universo geek, cultura, economia, política... há de tudo um pouco no mundo dos podcasts, conteúdo de áudio que faz sucesso na internet

Publicado em 15 de outubro de 2018 às 17:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O podcast apresenta uma cartela variada de temas e assuntos. (Arabson)

Os youtubers viraram grandes estrelas e o conteúdo produzido por eles é assistido por milhões de pessoas. Mas nem só com imagem se faz um conteúdo interessante. O podcast está aí para provar isso e a onda é muito maior do que se imagina.

O podcast apareceu no Brasil por volta de 2004 Definido como uma forma de transmissão de arquivos multimídia na Internet criados pelos próprios usuários, se espalhou pelo mundo e pelo Brasil.

Existe podcast sobre tudo que se possa imaginar. De política a turismo, passando por cultura nerd e economia, o importante é conseguir captar a atenção do usuário. Há quem escute enquanto malha, dirige, cozinha, anda de bicicleta ou até durante o banho. Seja no Spotify, no iTunes ou até mesmo no Youtube, é possível ouvi-los durante alguma atividade, como uma espécie de rádio virtual.

Pelo mundo

No Brasil, um dos maiores exemplos de podcast bem sucedido é o “NerdCast”, criado em 2006 e com 1 milhão de downloads por episódio. Lá fora, o “Serial”, podcast da emissora WBZ Chicago já alcançou mais de 5 milhões de acessos no iTunes.

Às vésperas do 2º turno das eleições para Presidência do Brasil, o podcast “Presidente da Semana”, do jornal “Folha de S. Paulo”, que conta a história dos presidentes do Brasil, de Deodoro da Fonseca e Michel Temer, já atingiu a marca de 1 milhão de downloads.

No Espírito Santo, onde já aconteceram dois seminários sobre o tema, o esporte é um tema comum entre ‘podcasters’. Criado em setembro de 2015, o podcast “NaTrilha” já coleciona mais de 70 episódios sobre esportes e aventura. Consumidor de podcasts de humor, política e tecnologia, o analista de sistemas e produtor de conteúdo do “NaTrilha” Renan Cirilo decidiu criar o seu próprio depois de não encontrar nenhum que falasse sobre um tema específico: escalada”.

“Juntei com mais uma amiga (Lucia Conrado) e escolhemos o formato que gostaríamos de ouvir. Já são mais de três anos, vários esportes abordados, parcerias com instituições públicas, redes de televisão e participação de atletas. Recebemos participações de pessoas de todo o mundo. Essa que é uma das grandes belezas do podcast, gerar proximidade”, diz.

Quem também viu no esporte uma tema para compartilhar no podcast é o capixaba Werther Krohling, criador do “Beco da Bike”. Integrante do “SciCast”, podcast sobre ciências, desde 2014, Werther criou em 2016 o seu. Biólogo e pesquisador e sempre consumiu podcast sobre ciências. Entrou para o “SciCast” e lá encontrou outros ciclistas com quem fundou o seu “Beco da Bike”. O programa é quinzenal e já são 45 episódios.

“Eu já tinha experiência de produção e o estúdio caseiro. O podcast é sobre ciclismo, ativismo, cicloativismo, competições, mountain bike, ciclismo de estrada e entrevistas com competidores”, explica Werther.

Uma mídia nem tão nova assim

Muitos ouvintes de podcast começaram lá atrás, como o próprio Werther Krohling. “Sou um entusiasta da mídia. Escuto desde 2009 e consumo muito podcast, gosto dos temas de ciência e divulgação científica, e também de comportamento e filosofia”, diz.

Outro “viciado” há pelo menos 10 anos nos conteúdos de áudio é o publicitário Rafael Teixeira. Ele afirma que escuta cada vez mais, pelo menos uma vez por dia. “Comecei a conhecer pesquisando sobre assuntos de cultura pop e encontrei o NerdCast, do Jovem Nerd”, conta.

Seu podcast preferido hoje em dia é o “Mamilos”, criado por Ju Wallauer e Cris Bartis, sobre temas que despontam nas redes sociais. Seu interesse acabou despertando a atenção da esposa, Laís Hofmann, que também escuta enquanto o casal faz suas atividades diárias ou anda de carro.

“Sou viciado e tento passar o máximo para as pessoas. Mas vejo que muitos não gostam de programas longos. Eu sou justamente o contrário”, diz Rafael.

Se liga!

Geek

Nerdcast

História, ciência, cinema, quadrinhos, literatura, tecnologia, games e RPG, entre outros assuntos da cultura geek. Toda sexta-feira, com duração de 90 minutos.

Matando Robôs Gigantes

Affonso Solano, Didi Braguinha e Beto Estrada se reúnem em podcasts e vídeos semanais para debater o universo nerd no Cinema, Games, Quadrinhos, Literatura e cultura pop. Toda sexta-feira, às 12h.

Cultura

Um Milkshake Chamado Wanda

Podcast semanal sobre entretenimento e cultura pop. Samir, Marina e Phelipe levam um ou dois convidados e possuem quadros como “Ajuda Wanda” e “Interessanteney”. Toda quinta-feira às 13h17.

Papricast

O programa produzido em Porto Alegre por quatro amigos existe desde 2011 e discute de forma bem-humorada sobre cinema e séries. Toda sexta-feira.

Caixa de Histórias

Podcast literário que propõe uma experiência diferenciada na apreciação dos livros. Um trecho da obra sempre é narrado e comentado, buscando apresentar novas obras para novos leitores.

Economia

Like a Boss

Podcast para empreendedores. Líderes e fundadores de startups e empresas de sucesso sentam com os dois hosts do programa.

Como Fazer Economia

Podcast com Bia Gazz, que dá informações praticas para gastar menos e economizar mais.

Política

Presidente da Semana

Programa em áudio da “Folha de S. Paulo” que conta história dos presidentes do Brasil desde Deodoro da Fonseca.

Politiquês

A playlist do jornal “Nexo” mostra as ideias que movimentam o país e os conceitos que estão na base do debate político.

Turismo e esporte

NaTrilha

Programa capixaba que fala de esportes e atividades de aventura, turismo e saúde. O lema é “descomplicando o complicado”.

Beco da Bike

Podcast capixaba onde os ciclistas se encontram. Causos, dicas, entrevistas, reviews e muito mais.

Outros assuntos

Mamilos

Podcast semanal que busca nas redes sociais os temas mais debatidos e traz aprofundamento do assunto com empatia, respeito, bom humor e tolerância.

O Nome Disso é Mundo

Este vídeo pode te interessar

Podcast apresentado por Filipe Teixeira, que compartilha experiências dos brasileiros que desbravam lugares e, muitas vezes, firmam raízes fora do Brasil.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais