Coletivo Taruíra homenageia disco de Raul Seixas e Sérgio Sampaio

"Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10" , lançado em 1971, vira espetáculo em Vitória

Publicado em 30/10/2018 às 20h13

Atualizado em 30/10/2018 às 20h18

especial

Disco gravado em 1971 por Raul Seixas, Miriam Batucada, Edy Star e o capixaba Sérgio Sampaio, “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10” será interpretado por artistas capixabas em espetáculo no Teatro Galpão, em Vitória, neste sábado (02).

O show com pegadas de teatro é produzido pelo Coletivo Taruíra e faz parte do projeto “Grandes Discos”, que pretende homenagear discos marcantes ou de grande repercussão. “Grã-Ordem” foi o a segunda tentativa de Raul na música e também o primeiro registro em disco do trabalho de Sérgio Sampaio, um ano antes dele se consagrar com o single “Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua”.

João Moraes, que roteirizou o espetáculo em conjunto com o diretor geral, Ricardo Dente, conta que o disco foi escolhido por ser um marco importante na indústria fonográfica. “Esse foi um disco na contramão do que se fazia no mercado na época, é uma provocação, uma experimentação musical”, explica o também escritor.

Raul Seixas, Miriam Batucada,  Edy Star e o capixaba Sérgio Sampaio gravaram disco em 1971
Foto:Sony Music/Divulgação
Raul Seixas, Miriam Batucada, Edy Star e o capixaba Sérgio Sampaio gravaram disco em 1971

Na época do lançamento, o disco não foi sucesso nem de público nem de crítica, e foi retirado do mercado um mês depois. Ele acabou sendo relançado em 2000 pela Sony em formato CD. “Hoje é um disco que aconteceria, na época não tinha a ver com o que se fazia, ele é à frente do tempo”, opina João.

OS ARTISTAS

Entre os artistas convidados para o espetáculo, Yuri Guijansque dará voz às músicas de Raul Seixas e Juliano Rabujah, Edivan Feitas e Julia Papel interpretam respectivamente Sérgio Sampaio, Edy Star e Miriam Batucada.

Com a responsabilidade de interpretar Raul, Yuri comemora o convite. “Para o meu trabalho como artista e ótimo, Raul para mim é maravilhoso não só pelas músicas mas pelas letras com um viés sempre politizado”.

Ensaiando há quatro meses, Yuri explica que o show será dividido em dois atos. “O primeiro ato vai ser apresentação de cada um desses compositores e duas músicas de cada um que não estão nesse disco. Depois começa o show, o espetáculo do disco”, revela.

Yuri interpretará as canções de Raul Seixas
Foto:Gabrielle Sartório/Divulgação
Yuri interpretará as canções de Raul Seixas

Além das músicas, os vocalistas irão interpretar também vinhetas e conversas presentes no meio do disco. “O disco tem uma pegada meio circense, umas falas, uma conversas… E vamos ser bem fiéis a ele”, afirma.

Leia também

Além das apresentações, o espaço do teatro será customizado com características da época e contará também com exposições de arte e moda do tema. O espaço abrirá às 18h e fechará somente às 23h, sendo também uma opção de evento cultural sobre os anos 1970, além de musical.

O grupo já pensa o próximo disco homenageado no projeto – segundo João Moraes, deve ser algum trabalho dos Mutantes ou algum disco infantil dos anos 1980. Já com o “Grã-Ordem”, será gravado um DVD do último ensaio geral para divulgação do trabalho, que possivelmente ganha turnê no ano que vem.

SERVIÇO

Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10

Com Coletivo Taruíra

Quando: sábado (3), às 19h.

Onde: Teatro Galpão. Avenida Nossa Senhora da Penha, 2900, Santa Luzia, Vitória.

Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Ingressos à venda na Kaffa Cafeteria e no Grappino RangoBar.

Informações: (27) 99883-8366.

 

 

Compartilhe



Mais no Gazeta Online