> >
Peça gratuita brinca com a imaginação ao dar vida aos objetos

Peça gratuita brinca com a imaginação ao dar vida aos objetos

"Sonhatório", espetáculo da Cia. Trucks (São Paulo), terá duas apresentações em Vitória

Publicado em 2 de outubro de 2018 às 21:18

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

especial

Pratos, talheres, copos e guardanapos se transformam em personagens vivos nas mãos dos atores de “Sonhatório”, espetáculo do grupo paulista Cia. Trucks que desembarca em Vitória amanhã. Com entrada gratuita, a peça, que já ganhou diversos prêmios, conta a história de três internos de um sanatório que, na falta do que comer no almoço, inventam narrativas com os objetos que estão ao redor.

Com texto e direção de Henrique Sitchin, e encenada por Gabriel Sitchin, Rogério Uchoas e Alessandra Siqueira, a produção é voltada para todos os públicos, mas os pequenos costumam se encantar com o mundo de imaginação criado a partir dos utensílios espalhados pelo cenário. “É um espetáculo para a família inteira. A gente garante que os pais vão se divertir, às vezes até mais do que as crianças”, conta o autor e diretor, que considera “Sonhatório” uma ”poetização dos objetos”.

Vitória é a cidade que fecha a circulação da peça, que já passou esse ano por municípios de Minas Gerais e Goiás. As sessões do espetáculo aqui na Capital acontecem amanhã, às 19h, na Mata da Praia; e no sábado, dia 6, no mesmo horário, porém no Centro.

Os supostos loucos transformam garrafas térmicas em pinguins e colher de pau em cozinheira. (Henrique Sitchin)

A IDEIA

A ideia de criar “Sonhatório” nasceu da própria iniciativa das crianças. “Eu contava histórias em escolas e levava uma mala cheia de fantoches”, lembra Henrique.

Certa vez, uma menina na plateia “deu um jeito” quando ele não tinha um boneco para representar um jacaré: “Sempre que eu perguntava quem era o rei da selva, eles gritavam: ‘leão!’, e eu já tinha o fantoche separado. Um dia, uma delas disse ‘jacaré’, mas eu não estava preparado para isso. Ela foi até a mesa, pegou um grampeador, e disse: ‘Está aqui o seu jacaré!’. A partir daí, abandonei os fantoches e passei a fazer animação com vários objetos”.

TRAJETÓRIA

A Cia. Trucks nasceu em 1990 e já fez mais de 7.500 apresentações ao longo de sua história. É referência na arte do teatro de animação e ministra cursos e oficinas pelo Brasil e no exterior. “Acabamos de voltar do Egito e recebemos convite do Canadá”, conta o autor e diretor.

“Sonhatório” foi concebida em 2012 e, no mesmo ano, recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte na categoria Revelação; e o prêmio Coca Cola FEMSA de Ator Revelação e Melhor Trilha Sonora, além de ter sido finalista nas categorias de Melhor Espetáculo Infantil 2012 e Melhor Direção.

ALÉM DA PEÇA

Já no domingo, dia 7, às 14h, a companhia divulga, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, o livro “Teatro para crianças: problemáticas e solucio-lunáticas”, publicado em 2015. Além disso, o grupo paulista finaliza a Oficina de Teatro de Objetos, que ultrapassou o limite de inscritos. O curso, com duração de oito horas, é um jogo teatral em que os alunos criam uma nova relação entre o ator e objeto, que se transforma em novos símbolos.

Ainda no domingo, haverá um bate-papo entre a companhia e grupos locais sobre as produções culturais da cidade. 

SERVIÇO

Sonhatório

Quando: Dias 5 e 6 de outubro, às 19h.

Onde: Dia 5, no Colégio América - Rua João Nunes Coelho, 150, Mata da Praia.

Dia 6, no Palácio da Cultura Sônia Cabral - Praça João Clímaco, s/n, Centro (ao lado do Palácio Anchieta).

Classificação: livre e entrada gratuita.

Informações: (27) 98111-1774

A autora é residente em jornalismo. Texto sob supervisão de Rafael Braz.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais